12 de agosto de 2022
Apoio • atualizado em 21/07/2022 às 07:48

Caiado deve reunir mais de 230 prefeitos na campanha para governador

Até o momento já são 120 prefeitos que manifestaram apoio a Ronaldo Caiado
(Foto: Altair Tavares / DG)
(Foto: Altair Tavares / DG)

O governador Ronaldo Caiado (UB), recebeu, na tarde desta quarta-feira (20), 26 prefeitos e vice-prefeitos da Região Oeste de Goiás incluindo parte do Vale do Araguaia e Vale do São Patrício, na sede do União Brasil, em Goiânia para um almoço. Além dos gestores municipais, esteve presente o pré-candidato a vice-governador na chapa de Caiado e presidente do MDB, Daniel Vilela e o presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM) e prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves (MDB).

Até o momento já são 120 prefeitos que manifestaram apoio a Ronaldo Caiado. Nos próximos dias, mais três encontros deverão ser realizados com outros prefeitos. A expectativa é de reunir mais de 230 gestores municipais para a campanha.

Daniel Vilela, que vem participando de todos os encontros, afirma que tem percebido o bom entusiasmo dos prefeitos em relação ao governo Caiado e o respeito do governador com eles. ”Há uma disposição absoluta destes prefeitos em trabalhar neste projeto eleitoral”, destaca Daniel ao Diário de Goiás.

Continua após a publicidade

NÃO DEIXE DE LER: Em segundo encontro com prefeitos, Ronaldo Caiado recebe lideranças da Região Oeste

Para Daniel, o apoio dos prefeitos é muito significativo. ”Não me lembro de ter um governador que tenha tido esse número de prefeitos apoiando”, destaca. De acordo com o emedebista, destes gestores, muitos relataram que em outra gestão, ficaram meses sem receber qualquer tipo de repasse da administração estadual.

”O governador Ronaldo Caiado nunca atrasou um dia. Pelo contrário, pagou os repasses do governo anterior e isso tem permitido com que eles possam investir os recursos próprios nos seus projetos ao invés de fazer como fazia no passado”, afirma Daniel Vilela.

Continua após a publicidade

LEIA TAMBÉM: Ronaldo Caiado volta à agenda política e recebe apoio de 33 prefeitos da região central

Para o presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM) e prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves (MDB), Caiado recebeu o apoio de vários gestores municipais pela parceria produtiva que o governador tem com os municípios. Segundo Haroldo, todos os programas do governo estadual são repassados aos municípios, e criticou a gestão passada. ”No passado, os programas eram destinados a um conceito que era ligado a um determinado partido político”, afirma Haroldo, que classifica esse apoio como a ”melhor safra de prefeitos da história”.

O prefeito de Aruanã, Hermano de Carvalho destaca que nenhum prefeito está por acaso junto a esse apoio a Caiado. De acordo com ele, todos estão por conta de uma parceria de crescimento visionário olhando para Goiás. ”Todos os municípios estão crescendo, recebendo infraestrutura, e é o que nós esperamos há muitos anos. Precisamos que isso aconteça. Ai chega um cidadão [Caiado], resolve o problema de todos, como é que não ajunta essa quantidade de prefeitos?” indaga.

Hermano critica a gestão passada e diz que hoje, não se compara os 4 anos de Ronaldo Caiado com os 20 anos da gestão passada.

A prefeita de Guaraíta, Adna Ferreira (PP), agradeceu pelas 17 pontes pré-moldadas que foram levadas ao município pelo Estado, e enfatizou que os alunos ”não tinham condições de irem para a escola” por conta dos problemas nas estradas rurais. Além disso, segundo a prefeita, foram construídos 322 mata-burros de ferro que garantem o ”escoamento e ajuda para a agriculta familiar”.

O prefeito de Ceres, Edmário de Castro, que está em seu terceiro mandato, afirmou que ”nunca foi tao bem avaliado em outras gestões como agora”. Edmário ainda ressaltou que outros governos anteriores ”não cumpriam as promessas”.

Já o prefeito de Itapirapuã, Erivaldo (PL), partido do pré-candidato ao governo de Goiás Major Victor Hugo (PL) e do presidente Jair Bolsonaro, declarou apoio a Caiado e disse que ”essa aliança é um sonho de 4 anos atrás”. Erivaldo elogiou Caiado por pagar os 15 meses em atraso com o transporte escolar que segundo ele, foi deixado pelo governo anterior e mais 13 meses de atraso no repasse da saúde.

Os encontros

Este é o terceiro encontro que Caiado realiza com chefes de Executivo municipal. O primeiro foi com prefeitos da região central, e marcou o retorno do governador à agenda política depois da morte de seu filho.  O segundo aconteceu no último dia 15, com 31 prefeitos. Outras reuniões, com base na divisão regional, estão programadas para ocorrer nas próximas semanas.

Entrevista com Ronaldo Caiado

O governador Ronaldo Caiado destaca que estes encontros não se destina apenas para pedir apoio. Segundo ele, também é um momento para pedir sugestões para o plano de governo, apresentado quais são as prioridades dos municípios. ”O que temos hoje aqui é recebendo o sentimento real do seu município”, destaca.