14 de setembro de 2026
Eleições 2026

Caiado critica possíveis ausências em debates e chama adversários de “fujões”

Em agenda de campanha em Campinas, candidato do PSD critica possíveis ausências de Lula e Flávio Bolsonaro em debate e defende confronto de propostas entre presidenciáveis
Ronaldo Caiado critica possíveis ausências de adversários em debate presidencial durante agenda de campanha em Campinas (SP). Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados.
Ronaldo Caiado critica possíveis ausências de adversários em debate presidencial durante agenda de campanha em Campinas (SP). Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados.

O candidato à Presidência da República Ronaldo Caiado (PSD) criticou, neste sábado (22), a possível ausência de adversários nos debates eleitorais e afirmou que candidatos que deixam de participar desses encontros estariam evitando o confronto de ideias com o eleitorado.

A declaração foi feita durante agenda de campanha em Campinas, no interior de São Paulo, diante da possibilidade de o Luiz Inácio da Silva () e o senador (PL) não participarem do debate previsto para este domingo (23), promovido por Bandeirantes e Estadão.

“Infelizmente, atualmente, os candidatos deram uma de fujões, correram, amarelaram e pipocaram no debate”, afirmou Caiado a jornalistas.

O candidato defendeu que a participação em debates deveria ser uma obrigação para quem pretende ocupar a Presidência. Segundo ele, candidatos que evitam esses encontros deixam de apresentar suas propostas e responder a questionamentos diante do eleitorado.

“Quem foge do debate não deveria ter direito sequer de registrar sua candidatura”, declarou. Para Caiado, a ausência indicaria que o candidato teria “muito a esconder e nada a poder mostrar para o País”.

Crítica à polarização

Durante a agenda, Caiado também criticou a polarização entre direita e esquerda na disputa presidencial. Na avaliação dele, a divisão entre os dois campos políticos acaba limitando a discussão de questões que considera prioritárias para a população.

O candidato defendeu que os debates deveriam ser utilizados para discutir propostas concretas para áreas como saúde, e segurança pública, em vez de concentrar a disputa exclusivamente no embate ideológico.

A possibilidade de ausência de Lula e Flávio Bolsonaro no debate deste domingo ocorre em meio à disputa presidencial marcada pela tentativa dos candidatos de ampliar seus espaços eleitorais e se diferenciar dos principais adversários. Para Caiado, a participação nos debates é uma oportunidade para que os concorrentes apresentem diretamente suas propostas e sejam questionados sobre as medidas que pretendem adotar caso sejam eleitos.

A declaração em Campinas faz parte da agenda de campanha de Caiado em São Paulo, onde o candidato busca ampliar sua presença eleitoral e apresentar sua candidatura ao eleitorado paulista.


Leia mais sobre: / / / / / Geral