22 de janeiro de 2025
Saúde

Caiado acusa Hospital das Clínicas de manter 200 leitos fechados enquanto a Saúde de Goiânia colapsava

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG) teria mais de 200 leitos de internação fechados em pleno colapso da Saúde de Goiânia. A acusação partiu do governador Ronaldo Caiado (UB) nesta terça-feira (17) durante entrevista coletiva. A informação foi negada pela assessoria da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal federal responsável pelo HC, que admitiu a existência de um espaço “planejado para mais 240 leitos”, mas que não existem na prática. (Leia nota ao final)

Caiado tinha iniciado sua fala pela manhã comentando a intervenção que tem à frente o médico Márcio de Paula Leite. “O interventor está tendo todo apoio. E, se você olhar, vê que não tem uma demanda por leito de UTI”, afiançou Caiado. Segundo ele, o Governo Estadual “sobrecarregou todos os hospitais estaduais” para dar vazão à demanda da capital ante o colapso.

Em seguida ele provocou o questionamento sobre o HC/UFG: “Uma coisa que nós precisávamos perguntar, é porque o Hospital das Clínicas do Governo Federal tem mais de 200 leitos fechados. É algo inédito.  O Estado de Goiás, com o que tem, está atendendo toda essa demanda nos hospitais de Uruaçu, Trindade, Jataí, Itumbiara e Águas Lindas. Onde está o HC com 200 leitos fechados? Onde está o apoio do Governo Federal em um momento de colapso como esse?”.

Nota do HC-UFG/Ebserh:

O HC-UFG/Ebserh informa que recentemente, e de maneira espontânea, abriu 10 novos leitos de UTI pediátricos e outros 6 leitos de UTI adultos, tendo informado e disponibilizado de imediato os serviços às secretarias municipal de Goiânia e estadual de saúde.

É importante ressaltar que atualmente a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, que é quem pactua serviços com o HC-UFG, está com interventor nomeado pelo estado de Goiás.

A unidade hospitalar não foi procurada pela equipe de intervenção até o momento. O HC-UFG e a Ebserh, estatal do Ministério da Educação que faz a gestão da unidade, estão à disposição dos gestores locais, para seguir contribuindo.

O HC-UFG não tem leitos fechados. Temos um espaço físico, no Edifício de Internação, com capacidade para ofertar mais 240 leitos. Hoje temos 289 leitos ativos e com a possibilidade de abrirmos 240 novos leitos. Porém, esse é um planejamento que vem sendo feito ao longo de anos por várias administrações federais, pois a construção do Edifício de Internação levou cerca de 20 anos.

É importante ressaltar que em nenhum momento o interventor solicitou ao HC ou à Ebserh a abertura de novos leitos

Unidade de Comunicação Regional 27

Coordenadoria de Comunicação Social / Presidência

Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás


Leia mais sobre: / / / Cidades / Goiânia / Saúde