06 de novembro de 2024
Pets

Cães e gatos receberão vacinação antirrábica em domicílio, em Anápolis

Os agentes da Vigilância em Zoonoses estarão realizando a aplicação da vacina antirrábica em cães e gatos nos bairros Novo Paraíso e Santa Cecília
Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Gúbio Dias, a ação busca prevenir a doença grave com letalidade próxima a 100%. (Foto: Freepik).
Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Gúbio Dias, a ação busca prevenir a doença grave com letalidade próxima a 100%. (Foto: Freepik).

Nesta segunda-feira (18) e terça-feira (19), agentes da Vigilância em Zoonoses estarão realizando a aplicação da vacina antirrábica em cães e gatos nos bairros Novo Paraíso e Santa Cecília, em Anápolis. A ação será realizada de casa em casa, das 8h às 12h. Estão aptos para serem vacinados os animais acima de três meses que ainda não foram vacinados.

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde de Anápolis, Gúbio Dias, a ação busca prevenir a doença grave com letalidade próxima a 100%. “Estamos indo nessas duas regiões para que a gente possa atingir o maior número de animais e já temos um cronograma para as próximas semanas, que será ainda divulgado”, garante Gúbio. Vale destacar que a vacina antirrábica não tem restrição para fêmeas prenhas ou cães idosos.

É importante que os moradores recebam o vacinador e proteja seu pet contra a raiva e é bom lembrar que a vacinação deve ser realizada anualmente.

Diretor de Vigilância em Saúde, Gúbio Dias

Importância da vacina antirrábica

A raiva é uma doença causada pelo vírus do gênero Lyssavirus que pode ser transmitida ao ser humano por meio de mordedura, lambedura ou arranhadura de animais contaminados. A doença caracteriza-se como uma encefalite progressiva infecciosa viral aguda, não tem cura e pode causar até a morte.

Os principais sintomas da doença nos animais são: salivação espessa e excessiva, paralisia, falta de apetite, hidrofobia, fotofobia, dilatação das pupilas, além de alterações de comportamento, como agressividade, autoataque, cansaço e reclusão em locais escuros.

A doença pode ser facilmente contraída, principalmente, por animais que vivem em locais com diversos animais silvestres. Aqueles pets que viajam para locais como sítios e fazendas ou qualquer outro local que os deixa vulneráveis também correm risco. Além de animais domésticos, bovinos, equinos, suínos, macacos, morcegos e animais silvestres também podem transmitir a raiva.


Leia mais sobre: / / Anápolis / Cidades