09 de outubro de 2024
Cidades

“Cada um tem a sua obrigação”, afirma Caiado sobre o transporte coletivo

Caiado: Servidores pressionam para receber o salário de dezembro (foto divulgação)
Caiado: Servidores pressionam para receber o salário de dezembro (foto divulgação)

{nomultithumb}

A discussão pelo transporte coletivo foi pauta durante entrevista no Jornal da Manhã da Rádio Bons Ventos FM, na manhã desta sexta-feira (12). O governador Ronaldo Caiado explicou que a região metropolitana tem uma legislação específica, e que cada município é responsável pelo seu transporte.

“Como tal é uma região que passa a decidir as suas prioridades e planejar as suas soluções”, disse Caiado. Segundo ele, quando se tem uma região metropolitana  “é uma ossada de gerenciamento específico daquelas cidades que compõem aquela metrópole”.

De acordo com o governador existe uma aglutinação de poderes à cidade que comanda a metrópole, no caso Goiânia. “No momento em que os prefeitos decidem, a metrópole e os demais prefeitos também organizam aquilo que é prioritário. O Estado de Goiás, tem a obrigação de cuidar do transporte na parte de fiscalização”, pontua.

Ainda segundo Caiado, a metrópole é  uma unidade única, e essa diretoria composta pelos demais prefeitos tem condições de deliberar. “Criou-se em Goiás, em governos anteriores um órgão no sentido de se envolver nessa definição de tarifa do transporte na região metropolitana, muito mais por fatores não republicanos do que realmente com objetivo de resolver esse problema do transporte na capital e nas cidades próximas”, ressalta.

Caiado afirma que isso é uma decisão da metrópole, e que acabou herdou essa condição, mas que aguarda o avanço nas soluções, para  levar o assunto ao debate. “Convido à todos os prefeitos para debatermos esses assuntos com a Câmara de vereadores e mostrarmos que cada um  tem a sua obrigação, assim é a gestão pública”, finaliza.

Leia Mais 

Aprovado projeto que obriga empresas instalarem ar condicionado nos ônibus do transporte coletivo

Deputados cobram comprometimento do Poder Público e revisão do sistema com o transporte coletivo

Promotora propõe criação de agência para transporte coletivo em substituição à CMTC e CDTC

Suspensa reunião que aprovaria passagem do transporte coletivo a R$4,30


Leia mais sobre: / / / / / / / / Cidades