Os moradores e empresários que residem e possuem estabelecimentos na Avenida João Leite, no Setor Santa Genoveva, em Goiânia, enfrentam dificuldades de acesso por conta do estado de degradação da via, repleta de buracos e lixo. Há cerca de quatro anos, a Prefeitura de Goiânia realizou obras para duplicação da Avenida, que não foi concluídas em um dos lados, e sem reparos neste tempo, a situação só piorou.
Ao Diário de Goiás, o empresário Andrei Gomes de Oliveira Borges, que administra um centro esportivo sediado na Avenida João Leite, relatou que o fluxo de veículos pesados é grande, fator que intensifica o estado de degradação da avenida. O local é via de acesso à GO-080 e à Avenida Perimetral Norte.
De acordo com Andrei, desde as obras de duplicação, nenhum tipo de reparo foi feito.”Quando foi feito a obra da reforma da Perimetral, eles fizeram duas pistas. Na Avenida João Leite, do lado esquerdo é tudo duplicado e do lado direito não é. Eles fizeram uma parte e deixaram, onde é o nosso empreendimento, um serviço muito mal feito. Depois que acabou a obra, eles abandonaram e a estrada foi só acabando de um lado”, detalhou.

As obras na região foram executadas durante a gestão do ex-prefeito Rogério Cruz. Segundo o empresário, a população local chegou a se mobilizar para solicitar intervenções e melhorias à prefeitura no ano passado, mas não foram atendidos. “Já tem uns três anos que a gente convive com isso, meia pista. E chegou a um ponto de estar insustentável”, pontuou Andrei.
O acesso para os moradores e frequentadores da região se torna cada vez mais complicado, principalmente no período chuvoso, que tende a aumentar os buracos. De acordo com Andrei, não há via alternativa, e é necessário passar pela Avenida João Leite para acessar as vias centrais, como a Perimetral e a GO.
Pedidos por intervenções
O empresário, junto aos moradores e demais comerciantes, pedem que seja realizado o recapeamento da pista e, se possível, a continuidade da duplicação da via. “Recapear a via e tirar o excesso de lixo que tem na outra parte da Avenida. O que antes era uma Avenida de duas pistas, virou só uma Avenida curta, virou uma rua curta. A nossa vontade é que ela seja duplicada, como era antes”, salientou Andrei.
O Diário de Goiás questionou a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) sobre a possibilidade de realização de recapeamento da Avenida João Leite e da retomada das obras de duplicação. Em nota (confira ao final da matéria), a pasta afirmou que o projeto de duplicação e recuperação da Avenida João Leite já foi concluído e será enviado à Secretaria Municipal de Administração (Semad), onde será realizado processo licitatório para a realização da obra.
Apesar dos questionamento sobre os prazos e dos motivos para a situação de abandono, não foi informado uma estimativa de data para a execução das intervenções e nem se será de fato realizada a continuação da duplicação. As obras que deram origem ao problema foram realizadas por uma empresa terceirizada. Agora, será feita a licitação para uma nova obra.
Confira a nota da Seinfra na íntegra:
Nota da Seinfra
A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) concluiu projeto de duplicação e recuperação da Avenida João Leite, no Setor Santa Genoveva, e deve encaminhá-lo para a Secretaria Municipal de Administração (Semad), onde será realizado processo licitatório para a realização da obra.
Leia mais sobre: Avenida João Leite / Obras / Prefeitura de Goiânia / Seinfra / Cidades / Goiânia