09 de dezembro de 2024
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Com obras paralisadas, trecho 1 do BRT Norte-Sul precisa de nova licitação para retomada dos serviços

Trecho do BRT Norte-Sul com futuro em icógnita
Trecho do BRT Norte-Sul com futuro em icógnita

Apesar de alguns trechos do BRT Norte-Sul em Goiânia terem detalhes operacionais para ficarem prontos para entrega, outros estão distantes de chegarem à um fim. A empresa que executava os serviços no trajeto que vai do Terminal Cruzeiro ao Terminal Isidória pediu o cancelamento do contrato e com uma nova licitação a ser feita, o que deve render atrasos e a entrega distante.

Em conversa com o jornalista Altair Tavares, editor-geral do Diário de Goiás e apresentador do Manhã Bandeirantes na última sexta-feira (26/11), o secretário de infra-estrutura Fausto Sarmento deu detalhes das obras do BRT Norte-Sul em Goiânia e explicou as “ocorrências” que faltam para que as obras sejam conduzidas.

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Fausto explica que a primeira questão é em torno do Terminal Correios no trajeto do BRT Norte-Sul, já que inicialmente estava previsto a contrução de um novo local em um terreno que hoje pertence aos Correios. O problema é que a estatal pediu um valor muito oneroso, e o titular da Seinfra corre atrás dos recursos para poder fechar o negócio. “Se não der certo, temos um plano B que é um terminal de conexão que podemos fazer logo à frente e dispensa o Terminal Correios. Não é o melhor dos mundos, mas atende bem a situação”, explica.

A outra questão um pouco mais delicada, porém, já em tramitação pela Seinfra, é a quebra de contrato pela empresa que realizava os serviços no trecho 1 do BRT Norte-Sul. “Temos um outro problema, que talvez nos tome mais tempo, mas já é resolvível que é a questão da empresa que estava executando esse trabalho e pediu o cancelamento do contrato. Que eu vou ter que fazer outra licitação”, pontua.

Sarmento explica o novo cronograma de acordo com o atual cenário. “A nossa previsão é terminar o processo de licitação entre maio e junho do ano que vem e retornar a obra ainda na seca”, ressalta destacando que já vai para a terceira licitação para definir outra empresa para o trajeto do BRT Norte-Sul.

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Trecho 2 do BRT Norte-Sul

Sarmento também disse que o trecho 2 do BRT Norte-Sul está bastante avançado.  “ Os Terminais tanto da Perimetral como o da Rodoviária estão concluídos. O da Rodoviária está em condição até de uso. Temos um problema na Praça Cívica, nós atacamos lá bem firme, já fizemos o anel externo agora falta o anel interno onde vão circular os ônibus, tanto do BRT como das outras linhas que rodam pela cidade. Essa obra na Praça Cívica o que nós tivemos problema foi com o Iphan que só este mês nos liberou a execução das quatro estações que temos ali e agora que estamos começando a fazê-las. Restando essas quatro estações, temos mais três estações na Avenida Goiás que o Iphan deve liberar ainda. Fora isso, o Isidória tá praticamente pronto restando apenas fazer o acabamento final da obra”


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