16 de junho de 2024
PRÓXIMOS PASSOS

Brasileiros resgatados da Faixa de Gaza devem ficar em Brasília pelo menos até quarta (15)

Repatriados foram recepcionados pelo presidente Lula, que esteve presente durante todo o processo de negociação
Brasileiros repatriados terão acesso a alimentação, atendimento psicológico, cuidados médicos e imunização. (Foto: Itamaraty/Gov)
Brasileiros repatriados terão acesso a alimentação, atendimento psicológico, cuidados médicos e imunização. (Foto: Itamaraty/Gov)

O grupo de brasileiros e familiares repatriados da Faixa de Gaza permanecerá em Brasília até, ao menos, quarta-feira (15). Eles chegaram ao Brasil na noite de segunda-feira (13) e, seguindo o esquema de recepção montado pela Secretaria Nacional de Justiça a comitiva receberá cuidados médicos, além de passar pela formalização do processo de imigração. Os repatriados foram recepcionados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ao chegarem em terras brasileiras, os repatriados foram levados para o Hotel de Trânsito dos Oficiais, na Base Aérea de Brasília, área militar no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck. Essas pessoas ainda terão acesso a alimentação, atendimento psicológico, cuidados médicos e imunização.

Repatriação

O grupo deixou a Faixa de Gaza no domingo (12), atravessando a fronteira de Rafah para o Egito. Em uma entrevista coletiva que aconteceu no mesmo dia, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou a repatriação dos brasileiros, dizendo que eles já estavam a caminho da cidade do Cairo, onde foram hospedados em um hotel. A volta para o Brasil estava prevista para acontecer na segunda-feira.

O ministro confirmou ainda a participação ativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e todo o processo de negociações. O presidente esteve presente na recepção dos repatriados.

Para chegar ao Cairo, os brasileiros passaram por uma viagem por terra de aproximadamente seis horas e, posteriormente, partiram em um voo pelo avião disponibilizado pela presidência da República que estava parado há um mês esperando pelos repatriados.


Leia mais sobre: / / / / / / / / Brasil

Maria Paula

Jornalista formada pela PUC-GO em 2022 e MBA em Marketing pela USP.