14 de agosto de 2022
Saúde • atualizado em 28/07/2022 às 04:17

Brasil e Portugal estão entre os países com mais casos de Monkeypox no mundo; confira lista

Dos dez países com mais incidência da doença, 7 são da Europa e 3 das Américas
A OMS declarou o surto como uma emergência de saúde pública de preocupação internacional, o nível mais alto de alerta. (Foto: reprodução)
A OMS declarou o surto como uma emergência de saúde pública de preocupação internacional, o nível mais alto de alerta. (Foto: reprodução)

Brasil e Portugal aparecem, respectivamente, como o oitavo e o nono países do mundo com mais casos acumulados de varíola dos macacos (monkeypox), de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Dados divulgados nesta terça-feira (26) foram divulgados com o alerta que os contágios reportados aumentaram 48% na última semana a nível global.

Ainda de acordo com a organização, os outros países com mais casos são, na ordem: Espanha (3.125), Estados Unidos da América (2.316), Alemanha (2.268), Reino Unido (2.137), França (1.453), Países Baixos (712), Canadá (615), então o Brasil (592) e Portugal (588). Juntos, todos estes países representam 89% dos casos reportados globalmente até à data.

Américas

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) informou, nesta quarta-feira (27) que, em relação as Américas, quase 5,3 mil casos da doença foram relatados até em 18 dos países do continente.

Continua após a publicidade

A vice-diretora da Opas, Mary Lou Valdez, disse em entrevista coletiva que quase todos os casos continuam sendo relatados entre homens que fazem sexo com homens, entre 25 e 45 anos, mas alertou que qualquer pessoa pode contrair a doença, independentemente de seu gênero ou orientação sexual.

Apesar do aumento expressivo dos casos, nenhuma morte por varíola dos macacos foi relatada. Vale lembrar, porém, que no último sábado a OMS declarou o surto de varíola dos macacos uma emergência de saúde global, nível mais alto de alerta, quando foram ultrapassados os mais de 18 mil casos relatados globalmente.

Leia mais sobre:
Mundo