21 de março de 2025
Modernização • atualizado em 28/02/2025 às 10:57

Brasil Central lança edital para compra de 26 helicópteros destinados à segurança pública

A aquisição dos helicópteros será viabilizada por meio de uma ata de registro de preços, permitindo que os Estados interessados adquiram as aeronaves de acordo com suas necessidades
Governador Ronaldo Caiado destaca iniciativa pioneira do consórcio e reforça ampliação da estrutura policial nos Estados. Foto: Reprodução.
Governador Ronaldo Caiado destaca iniciativa pioneira do consórcio e reforça ampliação da estrutura policial nos Estados. Foto: Reprodução.

O Consórcio Brasil Central (BrC) deu um passo inédito na modernização da segurança pública ao lançar, nesta quinta-feira (27), um edital para a compra de 26 helicópteros. A medida busca reforçar o policiamento e ampliar a capacidade operacional das forças de segurança nos sete estados que compõem o consórcio: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão e Rondônia.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), que foi reconduzido à presidência do BrC durante a assembleia realizada em Brasília, destacou a relevância da iniciativa. “Essa é uma oportunidade de atender todos os Estados, respeitando as características e prioridades de cada um. O Consórcio Brasil Central se torna o primeiro do país a publicar um edital para aquisição conjunta de aeronaves, ampliando a estrutura operacional das nossas forças policiais”, afirmou.

Investimento histórico em tecnologia e inteligência

A aquisição dos helicópteros será viabilizada por meio de uma ata de registro de preços, permitindo que os Estados interessados adquiram as aeronaves de acordo com suas necessidades. Para facilitar a compra, o Banco de Brasília (BRB) ampliou a linha de crédito do consórcio de R$ 500 milhões para R$ 2 bilhões, garantindo maior acesso aos recursos necessários para fortalecer a segurança pública.

Além do investimento nas aeronaves, Caiado enfatizou a importância de expandir o uso da tecnologia na segurança pública. “Propusemos que todos os investimentos feitos pelos Estados na área de Tecnologia da Informação sejam avaliados para a criação de uma plataforma integrada. Isso permitirá a participação de todos os Estados do Brasil Central e abrirá caminho para o avanço da inteligência artificial na segurança pública”, pontuou o governador.


Leia mais sobre: / / / / Geral / Notícias do Estado