27 de fevereiro de 2024
Nova definição

Bom Jardim de Goiás terá eleições suplementares neste domingo (3)

A nova escolha ocorre após o TRE acolher o pedido do Ministério Público Eleitoral de manter a cassação do prefeito Odair Sivirino Leonel (UB).
Cerca de 7.117 eleitores do município escolherão seus novos representantes nas 25 seções eleitorais. (Foto: Divulgação/TRE-GO).
Cerca de 7.117 eleitores do município escolherão seus novos representantes nas 25 seções eleitorais. (Foto: Divulgação/TRE-GO).

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) realiza, neste domingo (3), as eleições suplementares no município de Bom Jardim de Goiás, para definir os novos prefeito e vice-prefeito da cidade. Na data, 7.117 eleitores do município escolherão seus novos representantes nas 25 seções eleitorais distribuídas em seis locais de votação.

A nova escolha é necessária após o TRE acolher, no dia 25 setembro, o pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE) de manter a cassação do prefeito Odair Sivirino Leonel (Odair do Odélio) (UB) e de seu vice, Manoel Oliveira Souza (UB). A cassação é resultado de uma investigação conduzida pela promotora eleitoral Ana Carla Dias Lucas Mascarenhas, que apresentou provas que apontaram uma compra de votos nas eleições de 2020.

O Tribunal também declarou a inelegibilidade, de Odair por abuso de poder econômico. Com a decisão o político fica impedido de se candidatar até 2028. Na época Odair teve 50,56% dos votos, sendo 2.864 votos no total. Ele declarou ao TSE a ocupação de produtor agropecuário e em 2020 tinha um patrimônio declarado de R$ 945.668,80. A eleição em Bom Jardim de Goiás teve 13,06% de abstenção, 0,63% votos brancos e 2,15% votos nulos.

Caiado x Marconi

A eleição no munícipio tem recebido apoio e o engajamento de líderes goianos. Neste sábado (2), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado estará na cidade para apoiar o candidato de sua base o vereador e prefeito interino Willian Gregório, do União Brasil. De outro lado, o ex-governador Marconi Perillo e novo presidente do PSDB nacional, optou por apoiar o ex-prefeito Baré, de sua base, nas eleições suplementares.

Cronograma – Dia das Eleições

A partir das 7 horas: Instalação da seção eleitoral
Às 8 horas: Início da votação
Às 17 horas: Encerramento da votação
A partir das 17 horas: Emissão dos boletins de urna e início da apuração e da totalização dos resultados.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Notícias do Estado

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019