O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou outras agendas que tinha em Goiás nesta sexta-feira (20) e embarcou às pressas para Brasília após mal-estar registrado desde a quinta, quando ele iniciou a participação em eventos no estado. Nesta sexta ele chegou a comparecer em um frigorífico bolsonarista da capital e depois iria para Anápolis, onde o prefeito e correligionário Márcio Corrêa, o esperava para homenagens.
Corrêa falou sobre o cancelamento nas redes sociais e logo depois lideranças nacionais do PL confirmaram o retorno do ex-presidente para Brasília. Entretanto, ainda não há confirmação de que ele tenha sido internado novamente, mas estaria apresentando febre e mal-estar após ter dito também que tem vomitado com frequência na quinta, em evento em Aparecida de Goiânia.
O ex-presidente esteve em Aparecida de Goiânia na quinta-feira, 19, participando de uma rápida breve sessão solene na Câmara Municipal, onde recebeu o título de cidadão aparecidense e relatou não estar se sentindo bem.
“Vomito dez vezes por dia”, afirmou. Por conta do mal-estar, a cerimônia de entrega do título de cidadão aparecidense foi abreviada.
Leia também: Em evento rápido e com poucos discursos, Bolsonaro recebe título de cidadão aparecidense
Ainda na quinta, Bolsonaro se reuniu reservadamente com o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), no Palácio das Esmeraldas. O encontro com o governador ocorreu em meio às movimentações políticas para as eleições de 2026, para as quais Caiado já anunciou sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto e desponta como um dos principais nomes da direita, mas não conta com apoio do ex-presidente, por enquanto.
Acertos entre as forças em torno do governador e líderes do PL têm sido traçados nos bastidores pré-eleitorais goianos envolvendo essa candidatura à presidência e a eleição estadual para governador e senador, especialmente.
Homenagem em Anápolis foi organizada por prefeito
Nesta sexta, Bolsonaro receberia o Diploma de Honra ao Mérito em cerimônia organizada pela Prefeitura de Anápolis. À frente da homenagem, Corrêa tem enfrentado desgastes recentes após uma investigação da Polícia Civil apontar possível participação dele em um grupo organizado para fazer ataques digitais a opositores anapolinos, assunto que está no Judiciário e que ele não comenta. A ida de Bolsonaro era vista como respaldo.
Ainda nesta sexta, o ex-presidente encontrou rapidamente um grupo de mulheres que rezou junto com ele e depois seguiu até o frigorífico. Mas em seguida suspendeu a agenda e retornou para Brasília.
Cirurgia e internação recentes
O motivo do mal-estar de Bolsonaro pode estar relacionado a complicações decorrentes das cirurgias realizadas como parte do tratamento do atentado à faca que sofreu em 2018 em Juiz de Fora (MG).
Em abril último, Jair Bolsonaro ficou internado 21 dias após passar por sua sexta cirurgia relacionada às sequelas da facada. O ex-presidente também já sofreu episódios severos de erisipela, doença infecciosa bacteriana que causa feridas.
Leia mais sobre: Bolsonaro / Goiás / Ronaldo Caiado / Anápolis / Aparecida de Goiânia / Política