20 de abril de 2025
NO HOSPITAL

Bolsonaro passa mal em tour pelo Nordeste e é levado em helicóptero cedido por Fátima Bezerra (PT)

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está sem dor e passando por exames; ele foi transferido em aeronave cedida pelo governo do RN após mal-estar no interior do Nordeste
Bolsonaro foi transferido para Natal onde está internado - Foto: reprodução / redes sociais
Bolsonaro foi transferido para Natal onde está internado - Foto: reprodução / redes sociais

O ex-presidente Jair Bolsonaro estava internado na tarde desta sexta-feira (11) no Hospital Rio Grande, em Natal (RN), após sentir distensão e dor abdominal durante um evento em Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte. Era o início do tour que ele programou para fazer na região Nordeste.

O ex-presidente está passando por exames laboratoriais e de imagem. Ele começou a passar mal na noite de quinta. De acordo com o boletim médico publicado pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em seu perfil na rede social Instagram (íntegra ao final), ele deu entrada no estabelecimento por volta das 11h15, recebeu medicação e apresenta sinais vitais estáveis.

Bolsonaro estava acompanhado do senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, e percorria o Nordeste pelo projeto Rota 22, criado para ampliar a presença do Partido Liberal (PL), legenda do ex-presidente, na região. A assessoria do partido confirmou a suspensão temporária das atividades.

Dor já passou

Segundo o boletim médico, após ser internado, Bolsonaro recebeu soro intravenoso, deixou de sentir dor após a aplicação de analgésico e realizou exames laboratoriais para avaliar seu quadro clínico. Após os exames de imagem, conforme o resultado, o ex-presidente pode ser transferido para outro estabelecimento médico.

O médico Antonio Luiz Macêdo informou ao portal Terra que “Bolsonaro apresenta dificuldade para se alimentar e paralisia intestinal”. O ex-presidente recebeu antibióticos e medicamentos para regular o funcionamento do intestino, administrados pela equipe médica que o acompanhou durante a quinta-feira.

O cirurgião explicou que, se o tratamento não surtir efeito, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para “liberar e reposicionar o intestino”.

Governo do RN divulga nota após Bolsonaro ser internado em Natal

O governo do Rio Grande do Norte divulgou nota informando que a governadora Fátima Bezerra (PT) determinou total empenho e providências às equipes das secretarias da Saúde e da Segurança Pública do RN em assistência ao ex-presidente. Foi disponibilizado, inclusive, um helicóptero da secretaria para o translado de Bolsonaro até o hospital de Natal.

Também em maio de 2023, o ex-presidente passou por internação semelhante em Manaus, mas causada por uma crise de erisipela. Ele foi transferido para São Paulo, onde ficou 13 dias no Hospital Vila Nova Star.

Em 2018, durante a campanha eleitoral, Bolsonaro foi alvo de um atentado em Juiz de Fora (MG), quando levou uma facada na região abdominal. De lá para cá, já realizou uma série de cirurgias na região atingida.

BOLETIM MÉDICO

Natal, 11 de abril de 2025

“O Hospital Rio Grande informa que, no dia 11 de abril de 2025, por volta das 11:15 da manhã, deu entrada neste nosocômio o Ex-Presidente da República Jair Messias Bolsonaro, proveniente do Hospital de Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte. A transferência foi realizada por meio de remoção aérea, utilizando veículo de asa rotativa da PM do estado no RN, com destino inicial ao Hospital Walfredo Gurgel, sendo posteriormente conduzido em ambulância do SAMU/Natal até o Hospital Rio Grande.

O paciente apresentou-se com quadro de distensão abdominal e dor, tendo sido prontamente atendido pela equipe clínica e cirúrgica do hospital, sob coordenação do Dr. Hélio Barreto, e pelos cardiologistas Álvaro Barros e Dr. Marcelo Cascudo, além da Direção Médica sob os cuidados do Dr. Luiz Roberto Fonseca.

O Sr. Jair Bolsonaro encontra-se hospitalizado, com parâmetros vitais estáveis, recebendo hidratação venosa, profilaxia antibacteriana e realizando exames laboratoriais complementares. Está programada a realização de exames de imagem com contraste para melhor avaliação do quadro clínico.

No momento, a condução do caso permanece.

O paciente está clinicamente orientado e sem dor após analgesia e, a depender dos resultados dos exames de imagem, será discutida, em comum acordo com a família, a necessidade de eventual remoção para outros centros especializados.”

Dr. Luiz Roberto Leite Fonseca

Diretor Médico – Hospital Rio Grande

CRM/RN 4132 – RQE 2998


Leia mais sobre: / / Geral / Política