20 de maio de 2024
Bastidores

Bolsonaro estaria irritado com Ronaldo Caiado após movimentações políticas; entenda

A informação foi divulgada pela coluna da jornalista Bela Megale, do O Globo
Ronaldo Caiado e Jair Bolsonaro. (Foto: Isac Nóbrega)
Ronaldo Caiado e Jair Bolsonaro. (Foto: Isac Nóbrega)

O ex-presidente Jair Bolsonaro estaria irritando a movimentação política do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), para ser considerado um nome forte a se candidatar à presidência em 2026. A informação foi divulgada pela coluna da jornalista Bela Megale, do O Globo, neste sábado (13).

Sem citar fontes ou aspas, a jornalista diz algo que Bolsonaro já citou há um tempo atrás, o de que ele acredita piamente que conseguirá reverter sua inelegibilidade decretada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 2030.

A única aspa usada na coluna da jornalista é a de que o ex-presidente estaria reclamando de ser tratado como “carta fora do baralho” por Ronaldo Caiado. Bolsonaro também estaria se queixando das articulações do governador de Goiás, que, em março, teria tido encontros reservados com profissionais de marketing político e empresas de pesquisa, segundo informações também do O Globo.

Acontece que, se irritando ou não, Bolsonaro tem chances quase nulas de participar do pleito em 2026. Conseguir reverter sua inegibilidade quatro anos antes de 2030 é algo visto como impossível perante a Justiça.

A coluna do O Globo também citou o aceno de Ronaldo Caiado, que publicou uma série de postagens nas redes sociais defendendo que o Congresso derrube o veto de Lula no projeto que restringe as “saidinhas” dos presos.

Vale lembrar, ainda, da pesquisa Quaest, divulgada nesta semana, e que mostrou o governador de Goiás, como o gestor mais bem avaliado e aprovado em seu Estado, dando destaque para o goiano. O levantamento, considerando os quatro chefes do Executivo cogitados para herdar o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro em 2026, incluía, além de Caiado, os governadores do Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

Leia também: Apesar da popularidade de Caiado em Goiás, Tarcísio ainda é favorecido sucessor de Bolsonaro


Leia mais sobre: / / / Política

Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.