O ex-presidente Jair Bolsonaro foi transferido do Hospital Rio Grande, em Natal, para o Hospital DF Star, em Brasília neste sábado (12). A decisão partiu do próprio político. A transferência será feita por meio de UTI Móvel.
O boletim médico (veja na íntegra ao final) divulgado pela equipe médica nesta manhã de sábado (12) informava que o ex-presidente teve uma noite tranquila, sem dores, dormiu bem e não teve necessidade de intervenção clínica. De acordo com o comunicado, o quadro de saúde do político evoluiu de forma estável nas últimas 24 horas, com todos os sinais vitais e exames complementares dentro da normalidade.
“Por decisão pessoal do senhor ex-Presidente, em conjunto com sua família, e visando dar continuidade ao tratamento com o suporte e proximidade de seus entes queridos, está programada para o decorrer do dia de hoje sua transferência para a cidade de Brasília/DF”, diz o boletim assinado pelo diretor técnico do hospital, Luiz Roberto Leite Fonseca.
Mal súbito
O ex-presidente passou mal na manhã de sexta-feira (11) enquanto cumpria agenda na cidade de Santa Cruz (RN), no interior do estado. Ele foi transferido para um hospital na capital, Natal, em um helicóptero disponibilizado pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.
O mal súbito em decorrência de uma obstrução intestinal aconteceu no mesmo dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF) publicou a decisão da Primeira Turma que tornou Bolsonaro e mais sete aliados réus por planejarem e tentarem um golpe de Estado. O STF também abriu a ação penal contra o ex-presidente e o ministro Alexandre de Moraes concedeu prazo de cinco dias para os advogados apresentarem defesa prévia.
O médico especialista em parede abdominal Claudio Birolini, que acompanha Bolsonaro, chegou a Natal vindo de São Paulo na madrugada deste sábado (11) para avaliar o ex-presidente. De acordo com ele, não há indicativo para uma nova cirurgia e o tratamento deve ser continuado com medicamentos para desobstrução intestinal.
Confira o boletim médico de Bolsonaro na íntegra:
BOLETIM MÉDICO – HOSPITAL RIO GRANDE
Natal/RN, 12 de abril de 2025 – 11h00
O Hospital Rio Grande informa que o paciente Jair Messias Bolsonaro, ex-Presidente da República Federativa do Brasil, permanece internado sob os cuidados de nossa equipe multidisciplinar, evoluindo de forma estável nas últimas 24 horas.
O paciente teve uma noite tranquila, com mais de oito horas de sono, apresentando estabilidade hemodinâmica, sem necessidade de suporte com aminas vasoativas, em oxigenoterapia espontânea em ar ambiente, confortável e com bom padrão respiratório.
Segue em hidratação venosa por meio de cateter central, em uso de nutrição parenteral, manutenção da antibioticoterapia previamente instituída, com sonda nasogástrica aberta e uso regular das demais medicações prescritas.
Apresenta excelente estado de humor, redução do quadro de distensão abdominal e permanece sem necessidade de analgesia. Todos os sinais vitais e exames complementares mantêm-se dentro da normalidade, sem intercorrências clínicas até o presente momento.
Por decisão pessoal do senhor ex-Presidente, em conjunto com sua família, e visando dar continuidade ao tratamento com o suporte e proximidade de seus entes queridos, está programada para o decorrer do dia de hoje sua transferência para a cidade de Brasília/DF.
Leia mais sobre: Bolsonaro internado / Jair Bolsonaro / Obstrução intestinal Bolsonaro / Política