17 de agosto de 2022
Eleições

Bolsonaro deve anunciar seu candidato a vice “nos próximos dias”; veja quem é

Atualmente no cargo, Hamilton Mourão é pré-candidato a senador pelo Rio Grande do Sul
Tudo indica que Bolsonaro manterá um militar no cargo de vice (Foto: Agência Brasil)
Tudo indica que Bolsonaro manterá um militar no cargo de vice (Foto: Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, durante entrevista ao programa 4×4, no YouTube, que, “nos próximos dias”, pretende anunciar seu candidato a vice na chapa pela reeleição.

“Pretendo anunciar nos próximos dias o general Braga Netto [PL] como vice. Temos outros excelentes nomes como a Tereza Cristina [Progressistas]. O General Heleno quase foi meu vice lá atrás, entre tantos nomes de pessoas maravilhosas, fantásticas que vinham sendo trabalhados ao longo do tempo, mas vice é só um”, disse.

“Eu admiro muito o Braga Netto. E é uma pessoa que vai, caso a gente consiga uma reeleição, ajudar e muito o Brasil aqui nos próximos anos. Eu que agradeço o Braga Netto por ter aceitado essa missão”, completou o presidente.

Continua após a publicidade

Braga Netto tem 45 anos de serviço militar e, durante o governo Bolsonaro, foi ministro-chefe da Casa Civil e ministro da Defesa. Em 2018, ele esteve no comando da intervenção federal no Rio de Janeiro. Atualmente, é assessor especial da Presidência, cargo que precisa deixar até o início de julho para poder concorrer nas próximas eleições.

Recentemente, além de Braga Netto e Tereza Cristina, que foi a titular do Ministério da Agricultura, o presidente levantou a hipótese de ter Rogério Marinho (PL), ex-ministro do Desenvolvimento Regional, como seu companheiro de chapa.

Vale lembrar que atual vice, Hamilton Mourão (Republicanos), é pré-candidato a senador pelo Rio Grande do Sul. Nos últimos três anos, ele teve divergências com Bolsonaro, que, apesar disso, mantém a ideia de ter um militar no cargo.

Continua após a publicidade

Se Tereza Cristina fosse a escolhida, o gesto representaria um aceno ao centrão e ao agronegócio. Por sua vez, Rogério Marinho, que é do Rio Grande do Norte, poderia contribuir para conquistar mais votos no Nordeste.

Leia mais sobre:
Brasil