10 de agosto de 2022
Educação

Bolsas de estudo de doutorado nos Estados Unidos são ofertadas pela Capes

Uma oportunidade de estudar doutorado nos Estados Unidos pode estar mais perto do que você imagina, pois, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), juntamente com o Ministério da Educação (MEC), vai selecionar 20 bolsistas que se enquadrem ao Programa Capes/Fulbright de doutorado. O edital foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), na última segunda-feira (3).

Os interessados podem se inscrever até as 17h de 11 de março. Para isso, é preciso se candidatar preenchendo um formulário eletrônico na página do programa. O auxílio ao pesquisador é anual, cerca de US$ 165 mil (aproximadamente R$ 700 mil), mediante avaliação anual para renovação, podendo ser oferecido por um prazo de até seis anos. O início das aulas está previsto para agosto de 2021.

Continua após a publicidade

O Programa Capes/Fulbright de doutorado atende as áreas de conhecimento como Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; e Linguística, Letras e Artes.

Sobre o objetivo do programa

Capes/Fulbright tem o intuito de fortalecer áreas de conhecimento no país, com publicações conjuntas entre pesquisadores nacionais e internacionais.

Continua após a publicidade

Visa ampliar o acesso de pesquisadores brasileiros a universidades de excelência dos EUA, fortalecendo a área cientifica, tecnológica e cultural.

Para conseguir uma bolsa, é preciso atender aos critérios abaixo:

Ter nacionalidade brasileira e não possuir nacionalidade norte-americana; Residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção; Ter cursado e possuir diploma de bacharelado ou equivalente, com duração regular mínima de quatro anos; Não ter cursado ou estar cursando doutorado ou ter título de doutor em qualquer área do conhecimento; Não acumular bolsa ou benefício financeiro, de qualquer natureza, concedido por agência pública federal durante o período de vigência da bolsa pleiteada.

Fonte: Vanessa Casaes – Agência Educa Mais Brasil