logomarcadiariodegoias2017

78930c2f-ae05-4ebf-8533-ef3513e421ee.jpegLeitores, dando continuidade aos desafios vividos diariamente nos ambientes corporativos quero compartilhar mais um texto que me utilizo muito quando estou em demandas que o assunto central é a fofoca, ação esta que consegue tirar as pessoas do eixo quando elas não conseguem lidar com o cenário pessoal e profissional chegando as vezes em até pedido de demissão!

Inicialmente as fofocas parecem inofensivas, mas elas comprometem a imagem profissional em níveis maiores que imaginamos, além de tornar tóxico o ambiente de trabalho.

Se seu passatempo preferido no trabalho é espalhar informações não oficiais sobre a empresa e a vida das pessoas que fazem parte dela, ATENÇÃO você já pode estar sendo taxado de fofoqueiro(a), e isso não é bom para sua carreira, se queremos evitar esse tipo de comportamento a história abaixo ajudará bastante!

 

AS TRÊS PENEIRAS

O aprendiz procurou seu mestre e disse-lhe que precisava contar-lhe algo sobre alguém. 

O mestre ergueu os olhos do livro que estava lendo e perguntou:

- O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?

- Três peneiras? - indagou o aprendiz.

- Sim! A primeira peneira é a da VERDADE. O que você quer me contar do outro é um fato? Caso só ouvido falar, a coisa deve morrer aqui mesmo.

Mas suponhamos que seja verdade. Deve, então, passar pela segunda peneira: a da BONDADE.

O que você vai contar é uma coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, ou a reputação do outro? Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar ainda pela terceira peneira: a da NECESSIDADE.

Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta?

 

Arremata o mestre:

- Se passou pelas três peneiras, conte! Tanto eu, como você e o outro iremos nos beneficiar.

Caso contrário, esqueça e silencie. Será somente uma fofoca, que irá envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre as pessoas ao nosso redor.

A lição com essa leitura é: questione seu interlocutor se o que irá falar é verdade, se é bom para vocês e para o negócio e se irá contribuir como algo extremamente necessario com os mesmos caso não, aprenda a colocar ponto finai na conversa e esperar as informações oficiais da empresa!

Ouça, silencie e mantenha o foco no seu trabalho, ou seja, faça o que precisa ser feito!

Desejo ter contribuído!

Boas prátias e até a próxima.

Rafaella Bessa.

Sugestões e críticas, mande um Zap para a Redação

whatsapp 512

62 9 9820-8895

SEARCH