Maio chegou e mais uma vez a cidade e edifícios vão se colorir de amarelo, para um alerta muito importante. Nesta quinta-feira, dia 3, abertura blitz educativa na GO-070, das 8 às 10 horas, em frente ao Hugol, começam as ações do Maio Amarelo.
O movimento chama atenção para os alarmantes números de mortes por acidente de trânsito, Mobilização em frente ao HUGOL –Em Goiás, 80% das mortes provocadas por acidentes de trânsito envolvem homens, na faixa dos 20 aos 60 anos.
A iniciativa é realizada pela Secretaria da Saúde de Goiás, por meio do Observatório de Mobilidade e Saúde Humanas do Estado e a Universidade Estadual de Goiás (UEG), por meio do Programa Educando e Valorizando a Vida (EVV). Entram, também, na parceria, em o Sest/Senat, a concessionária Triunfo Concebra, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Trânsito (SMT) de Goiânia e outros que abrem o Maio Amarelo com a Blitz Educativa nesta quinta-feira,3.5, na GO 070, em frente ao HUGOL, das 8h às 10h.
“O Movimento Maio Amarelo é considerado marco para a segurança viária e possui como objetivo chamar a atenção da sociedade sobre as mazelas do trânsito, as quais culminam anualmente com um espantoso índice de mortos e feridos”. É um movimento global que inclui órgãos públicos, empresas privadas, mídia e a sociedade civil”, diz Maria de Fátima Rodrigues, coordenadora de Vigilância de Violências e Acidentes da SES-GO.
Maria de Fátima explica que o objetivo desta ação de abertura e demais ações programadas para o mês de maio é contribuir para que a população adote um comportamento seguro e responsável no trânsito.
“Podemos exemplificar como adoção de comportamento seguro: pedestre ao atravessar a rua, usar a faixa de pedestre e sinalizar, identificando ao motorista sua intenção; motociclista deve afivelar bem firme o capacete, junto a jugular; motorista respeitando a velocidade da via (se em um determinado local está com velocidade reduzida).
Estudos mostram que nestes pontos a velocidade excessiva estava matando pessoas. Outra importante medida é que pais e responsáveis, ao conduzirem suas crianças, usem o bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação”, exemplifica Maria de Fátima.
O tema do movimento este ano é: Nós somos o trânsito. O importate é salientar, sempre, que o comportamento das pessoas interfere, diretamente, na segurança de condutores e pedestres e alertar que cada um tem sua parcela de responsabilidade no trânsito.
Segundo a coordenadora, a mobilização para o Maio Amarelo se justifica em virtude da magnitude dos dados sobre acidente de trânsito. De acordo com Dados do SIM (Sistema de Informação de Mortalidade), em Goiás e em Goiânia, em uma série histórica analisada de 2011 a 2015, é possível observar que a tendência era de crescimento das mortes, anualmente.
Porém, ao analisar os dados de 2014 e 2015 observa-se uma redução significativa de 15% nos casos de mortalidade por Acidentes de Transporte Terrestre referente ao ano de 2014 para 2015 no Estado, e redução de 16% ao se comparar as mortes nos mesmos anos em Goiânia.