18 de abril de 2024
Meio Ambiente • atualizado em 26/05/2023 às 15:58

Belém do Pará será cidade sede da COP30, anuncia Lula

A conferência do clima das Nações Unidas, sediada no Brasil, acontecerá em novembro de 2025
O presidente fez o anúncio da escolha nas redes sociais. Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente fez o anúncio da escolha nas redes sociais. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta sexta-feira (26), a escolha da sede da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). A cidade de Belém, no Pará, foi a escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o evento mundial que acontecerá em novembro de 2025.

Lula confirmou a informação em suas redes sociais. “Belém do Pará foi a cidade escolhida pela ONU para ser sede da COP30, em 2025. Será uma honra para o Brasil recebermos representantes do mundo inteiro em um estado da nossa Amazônia”, destacou o presidente.

Ao todo, Lula já participou de três edições da COP. Na última, que aconteceu no Egito, no ano passado, surgiu a proposta de realização da Conferência no Brasil. “Já participei de COP no Egito, em Paris, em Copenhague e o pessoal só fala da Amazônia. E eu dizia assim: ‘Por que então não fazer a COP em um estado da Amazônia pra vocês conhecerem o que é a Amazônia? Verem o que são os rios da Amazônia, as florestas da Amazônia, a fauna da Amazônia'”, completou. 

Conforme o ministro das Relações Exteriores, a escolha da cidade sede da COP 30 foi divulgada pela ONU ao governo brasileiro no dia 18 de maio.


Leia mais sobre: / / Política

Luana Cardoso

Luana

Estagiária de Jornalismo do convênio entre a UFG e o Diário de Goiás.