Após deúncias de moradores da região, a 2ª Companhia do Batalhão Rural, da Polícia Militar de Goiás (PMGO), resgatou 40 equinos em situação de maus-tratos na zona rural de Anápolis. A operação ainda desmantelou o local utilizado para abate clandestino dos animais.
De acordo com os agentes, os equinos estavam em situação precária, sem acesso a alimento e sem água, em condições mínimas de sobrevivência. De acordo com os moradores da região, a movimentação anormal de urubus na área chamou a atenção.
Vários animais apresentavam ferimentos graves, como patas quebradas e olhos lesionados. Eles foram resgatados e encaminhados para uma chácara da Prefeitura de Anápolis, onde receberão tratamento veterinário. Os resultados dos exames realizados ajudarão nas investigações conduzidas pela Polícia Civil.
Abate clandestino para consumo humano
De acordo com apuração da PMGO, o local estava sendo utilizado para o abate clandestino dos animais e a era vendida para consumo humano, o que representava um grave risco à saúde pública.
O responsável pelo arrendamento do local foi detido e encaminhado à Delegacia de Anápolis, onde segue à disposição da Justiça. As investigações continuam em andamento.
A operação contou com a colaboração da Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Agrodefesa, Sindicato Rural e autoridades locais.
Leia mais sobre: Abate clandestino de equinos / Batalhão Rural / maus tratos a animais / PMGO / Cidades