13 de junho de 2024
Cidades

Barraco: Vereador e prefeito de Caldas batem boca durante visita de secretário de Saúde

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

“Mentiroso”, “vagabundo”, foram ofensas que puderam ser vistas em vídeo que circula nas redes sociais aonde mostra o Prefeito de Caldas Novas, Evandro Magal (PP) e o vereador Léo de Oliveira (PPL). O bate-boca aconteceu durante a visita do secretário de Saúde do Estado, Ismael Alexandrino nesta quinta-feira (15/08).

O clima esquentou entre os dois quando Oliveira explicava a situação de credenciamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ao Sistema Único de Saúde (SUS) e foi interrompido pelo prefeito: “Ismael, isso não é verdade”.

A partir daí o que se pode ver foi uma série de disparos ofensivos. “Eu não vou ouvir isso aqui calado”, disparou o Magal alegando que o vereador pudesse estar mentindo. “Você não está falando a verdade, eu não vou ouvi isso aqui calado. Não vou ouvir isso aqui calado não. O senhor é mentiroso! mentiroso! mentiroso! E vagabundo! Vagabundo você!”.

O vereador não aceitou as ofensas: “Mentiroso é você! Mentiroso e ladrão”. Precisou do deputado estadual Amaury Ribeiro (PATRI) e assessores apaziguarem os ânimos.

O Diário de Goiás tentou entrar em contato com todos os envolvidos na cena mas não conseguiu contato nem com o prefeito Evandro Magal, nem com o vereador Léo de Oliveira.

Secretário visitou três cidades
Durante a visita técnica em Morrinhos, Caldas Novas e Piracanjuba, o gestor teve a oportunidade de conhecer os equipamentos de saúde dos municípios. A atual gestão do governo estadual trabalha para fortalecer a regionalização da saúde em Goiás, estruturando as 18 regiões de Saúde do Estado.

A primeira parada foi em Morrinhos, localizada a cerca de 140 quilômetros da capital. Na cidade, Alexandrino visitou tanto as unidades básicas de saúde como o centro de reabilitação, o ambulatório da mulher e o Hospital Municipal, que conta com quase 50 leitos, três salas de cirurgia e duas salas de estabilização para cuidar de pacientes graves. Ao explicar que existe um planejamento por parte da gestão municipal de ativar leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no município, o secretário destacou a importância de Morrinhos para o conceito de regionalização da saúde em Goiás.

“Com a oferta do serviço de alta complexidade, o Estado certamente será parceiro para a manutenção dos leitos, sendo corresponsável”, antecipou ao pontuar que UTIs descentralizadas fora de Goiânia é uma das prioridades da gestão. Ele reforçou que a regionalização da saúde é uma das determinações do governador Ronaldo Caiado, que quer diminuir as diferenças sociais em Goiás. “Não queremos que no momento em que o paciente mais precisa de uma assistência ele tenha que ser transportado para a capital. Queremos que o interior tenha capacidade de assistir essa pessoa e atendê-la com dignidade”, defendeu o secretário.

Após Morrinhos, o secretário Ismael Alexandrino esteve ainda em Caldas Novas para visitar uma unidade filantrópica e o Hospital Municipal, aonde aconteceu o bate-boca. A última parada do dia foi em Piracanjuba, onde o titular da SES conheceu a estrutura do Hospital Municipal acompanhado pelo diretor clínico da unidade, Daniel Borges de Oliveira, e pela diretora administrativa, Silvia Barbosa. Em relação às contrapartidas estaduais aos municípios goianos, Ismael Alexandrino reforçou o compromisso do governador Ronaldo Caiado de manter os pagamentos ordinários em dia. “Temos honrado os compromissos deste ano de 2019”, finalizou.


Leia mais sobre: / / / / / Cidades

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.