22 de abril de 2025
Cultura • atualizado em 07/04/2025 às 09:15

Banda Sinfônica Jovem de Goiás abre temporada 2025 com concerto gratuito no Basileu França

O repertório do concerto foi cuidadosamente escolhido para destacar a riqueza da música de concerto americana e europeia dos períodos moderno e contemporâneo
A estreia deste ano, sob a regência do maestro Gustavo Aprígio, tem repertório dedicado aos instrumentos de sopro. (Foto: Secti-GO).
A estreia deste ano, sob a regência do maestro Gustavo Aprígio, tem repertório dedicado aos instrumentos de sopro. (Foto: Secti-GO).

A Banda Sinfônica Jovem de Goiás dá início à sua temporada de apresentações de 2025 nesta quarta-feira (9), com um concerto gratuito no Teatro Escola Basileu França, às 20 horas. O espetáculo marca o começo de mais um ano de atividades do grupo, que é mantido pelo Governo de Goiás e tem se consolidado como referência na formação de jovens músicos no Estado.

Sob a regência do maestro Gustavo Aprígio, o programa da noite será inteiramente dedicado aos instrumentos de sopro e promete levar o público a uma verdadeira viagem sonora por diferentes estilos e atmosferas musicais.

Repertório moderno e expressivo valoriza o sopro

O repertório do concerto foi cuidadosamente escolhido para destacar a riqueza da música de concerto americana e europeia dos períodos moderno e contemporâneo. A abertura da noite contará com as intensas Centuria Overture e Escapade, dos compositores norte-americanos James Swearingen e Michael Oare.

Na sequência, a plateia será conduzida ao universo musical do holandês Jacob de Haan, com as obras Word Fantasy e Yellow Mountains, além do arranjo elaborado por ele para a peça Adagio, de Tommaso Albinoni. Também será apresentada Darklands March, de Randall D. Standridge, uma marcha moderna e cinematográfica que promete envolver o público.

Para encerrar a noite, o grupo executa Palladio, do britânico Karl Jenkins, e A Little Concert Suite, de Alfred Reed, coroando a estreia com peças que ressaltam a expressividade e a potência da formação sinfônica.

Formação artística e protagonismo juvenil

Composta por 60 alunos da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, a Banda Sinfônica Jovem é reconhecida internacionalmente pela excelência na formação de novos talentos. Desde 2021, a instituição é gerida pela Universidade Federal de Goiás (UFG), sob a coordenação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

“Os nossos concertos são uma bela oportunidade para o público vivenciar a expressividade e a versatilidade dos nossos talentosos artistas, ao mesmo tempo que o evento simboliza a concretização do árduo trabalho que os músicos vêm desenvolvendo no Basileu França”, destaca o maestro Gustavo Aprígio.

Acesso à cultura e incentivo à juventude

O grupo é mantido por meio do programa Bolsa Artista, que integra o Goiás Social e visa ampliar o acesso de jovens goianos à cultura e à profissionalização artística. Para o secretário da Secti, José Frederico Lyra Netto, a iniciativa é um instrumento essencial de transformação social.

“Por meio de nosso programa de bolsas e do Basileu França, desempenhamos papel fundamental no fomento à cultura, na profissionalização artística e na formação integral de nossos jovens. É um orgulho ver nossos talentos nos palcos de todo o Brasil”, afirma.

O concerto desta quarta é uma oportunidade única para o público goianiense prestigiar gratuitamente a nova geração da música de concerto e vivenciar uma noite repleta de emoção e talento.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Notícias do Estado