08 de julho de 2025
Avançando • atualizado em 12/06/2025 às 16:19

Balanço da SMS aponta que cobertura vacinal contra Influenza em Goiânia superou a nacional

Goiânia atingiu 37,52% de cobertura vacinal; em números, isso representa mais de 305 mil pessoas imunizadas contra o vírus da gripe
Goiânia tem 37,52% de cobertura vacinal, que leva em conta percentual de imunização de idosos, gestantes e crianças. Foto: SMS
Goiânia tem 37,52% de cobertura vacinal, que leva em conta percentual de imunização de idosos, gestantes e crianças. Foto: SMS

Um balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, na última quarta-feira (11), aponta que a capital alcançou 37,52% de cobertura vacinal contra a Influenza. Segundo a SMS, a cobertura vacinal no município está acima da média nacional, de cerca de 35%, e até da estadual.

Em números, isso significa que, em Goiânia, 305.086 pessoas já estão imunizadas contra o vírus da gripe. No entanto, a SMS reforça que ainda falta muito para alcançar a meta do Ministério da Saúde, que é de vacinar 90% do público-alvo, que engloba gestantes, idosos e crianças. A intenção é chegar a esse patamar até o final do ano.

“Apesar de estarmos levemente acima da média de vacinação do país e de Goiás, precisamos do apoio da população para imunizar principalmente as pessoas mais vulneráveis ao desenvolvimento de complicações graves da gripe, como crianças, idosos e gestantes”, enfatizou o secretário municipal de saúde, Luiz Pellizzer.

Para alcançar a meta do Ministério da Saúde, Goiânia tem 62 salas de vacina em funcionamento de segunda a sexta, das 08h às 17h, em todas as regiões da cidade. Os endereços dos locais de vacinação podem ser acessados no site da Prefeitura de Goiânia.

“A meta é imunizar até o fim do ano 90% do público alvo, mas é importante ressaltar que é muito melhor que as pessoas já estejam protegidas no período de maior circulação do vírus da Influenza, para criar barreiras contra a propagação da doença e evitar a sobrecarga das unidades de saúde”, pontua o secretário.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Goiânia