Segundo dados divulgados pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia durante balanço na pasta de educação, em 2019 o ensino da robótica como disciplina optativa extracurricular no contraturno escolar foi expandido para 50% das 58 escolas municipais. Segundo a Secretaria de Educação, Cultura e Turismo (Semect), a ação faz parte do Projeto Cidade Inteligente que visa tornar Aparecida uma cidade mais tecnológica.
Para viabilizar um ensino de robótica de qualidade, foi necessário investir a Prefeitura de Aparecida e a Semect investiram na aquisição de softwares e na estruturação de laboratórios tecnológicos. Além disso, no primeiro trimestre, um grupo formado por coordenadores pedagógicos, estagiários e membros da Semect participaram da Primeira Jornada de Formação em Robótica Educacional com encontros pedagógicos ministrados pela empresa carioca Cone Sul.
“Estamos preparando nossas crianças e adolescentes para enfrentar os avanços de uma sociedade cada vez mais tecnológica. A aula de robótica, com a utilização da tecnologia na formação do ensino-aprendizagem, contribui para o desenvolvimento educacional, desperta a criatividade e raciocínio, incentiva o trabalho em equipe, facilita o aprendizado em disciplinas como matemática, física, química, história, geografia e língua estrangeira. Além disso, inspira crianças e jovens a seguir carreira no ramo da ciência, engenharia, artes e exatas”, ressaltou a titular da Secretaria da Educação, Valéria Pettersen, ao falar sobre a natureza transversal das aulas de robótica.
Os resultados deste investimento em robótica estão sendo traduzidos em títulos em competições regionais e disputa em torneios nacionais. Um dos exemplos é o da Equipe QuickSort, da Escola Municipal Francisco Rafael Campos, primeira da rede a receber o ensino de robótica. Em outubro de 2018, eles ganharam o troféu Revelação no Campeonato Regional de Robótica, realizado no Sesi da Vila Canaã, tendo concorrido com 45 escolas públicas dos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Ano passado, esta mesma equipe conquistou o terceiro lugar na categoria Cabo de Guerra Nível II (de 14 a 16 anos), do 1º Torneio Juvenil de Robótica – etapa regional, evento organizado pela Escola de Ciências Exatas e da Computação (ECEC) da PUC Goiás, que reuniu 40 equipes de vários municípios goianos.
Investimento
Além do ensino de Robótica, o balanço das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), em 2019, mostra o amplo investimento nesta área pela gestão municipal. A rede de ensino de aparecida é composta por 58 escolas municipais, 31 centros municipais de educação infantil e 5 escolas municipais de educação integral próprias e conveniadas, pontos onde se distribuem inúmeros projetos e atividades realizadas com foco no atendimento dos mais de 44 mil alunos e 4,8 mil servidores da pasta em 2019.
Nos 200 dias letivos do Calendário Escolar às unidades de ensino promoveram suas atividades pedagógicas regulares durante as aulas e também participaram de inúmeras atividades complementares propostas pela Semect em painéis temáticos para alunos, professores, coordenadores, diretores, servidores administrativos e a comunidade em geral. Confira as principais ações deste ano realizadas na Educação de Aparecida.