09 de agosto de 2022
Inovação

Audiência pública sobre energia solar fotovoltaica será realizada pela Prefeitura de Aparecida

Segundo o projeto, a instalação das usinas demanda área de aproximadamente 100 mil m²
Energia fotovoltaica na pauta da Prefeitura de Aparecida (Foto: Claudivino Antunes)
Energia fotovoltaica na pauta da Prefeitura de Aparecida (Foto: Claudivino Antunes)

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia realiza na próxima sexta-feira (18/03), no Espaço Mutiuso da Cidade Administrativa às 14h uma audiência pública para discutir a instalação de um parque de geração de energia solar fotovoltaica, via Parceria Público Privada (PPP), no município.

O Comitê Gestor de Parcerias Público Privadas destaca que um estudo para instalação das usinas está pronto para ser apresentado durante a audiência pública e que é fundamental a participação de membros do secretariado municipal e membros da sociedade civil em geral. 

Segundo o projeto, a instalação das usinas demanda área de aproximadamente 100 mil m². O local da instalação será definido posteriormente, conforme disponibilidade de áreas públicas na cidade.  A expectativa da Prefeitura de Aparecida e de que as obras de instalação das usinas sejam iniciadas 120 dias após a conclusão da licitação. 

Economia 

Continua após a publicidade

A expectativa inicial da administração é de que R$ 150 mil serão economizados mensalmente, calculados através do desconto mínimo exigido no edital. Inicialmente a economia anual deve ser de R$ 1,8 milhões.

Economicamente viável, o projeto apresenta diversos benefícios ao Poder Público Municipal, entre eles, a economia de 5% mensalmente no valor gasto com energia elétrica durante 20 anos. Após esse período, as usinas serão transferidas sem ônus para a Prefeitura de Aparecida. 

Meio ambiente

Continua após a publicidade

Outro ganho substancial será no setor ambiental, visto que a energia solar é uma das mais sustentáveis do mundo. Além de renovável e limpa, não emite poluentes nem utiliza matérias-primas escassas na natureza, contribui para a diminuição da poluição sonora. Seu funcionamento é silencioso e discreto, evitando a produção de ruídos desagradáveis. Esse tipo de sistema de geração de energia também não requer um cuidado de manutenção exaustivo, apenas limpezas periódicas. Além disso, sua matéria-prima – a luminosidade do sol – é inesgotável e gratuita; e, por fim, os sistemas de energia fotovoltaica também são sustentáveis em seu descarte, uma vez que podem ser reciclados com uma eficiência de até 97%.