18 de março de 2025
Avaliação • atualizado em 11/02/2025 às 19:46

Atlas/Intel Bloomberg demonstra insatisfação da população com lideranças políticas: imagem negativa supera

Além de Lula e Haddad, a avaliação negativa é maior para os líderes do Senado, da Câmara e até mesmo para a oposição, como Bolsonaro e Moro
A pesquisa apontou que os brasileiros estão insatisfeitos com as opções políticas atuais. Foto: Reprodução/Montagem
A pesquisa apontou que os brasileiros estão insatisfeitos com as opções políticas atuais. Foto: Reprodução/Montagem

A pesquisa Latam Pulse, divulgada nesta terça-feira (11) pela Atlas/Intel Bloomberg, demonstra a insatisfação dos brasileiros em relação às lideranças políticas. A imagem negativa superou a positiva tanto em relação ao atual governo, quanto para a oposição.

De acordo com a pesquisa, a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi tida como negativa por 51% dos entrevistados, ante 42%, que avaliaram como positiva. Em comparação, o ex-presidente Jair Bolsonaro também obteve uma imagem negativa superior, com 57%, ante 38% que consideraram positiva.

Além de Lula, a atual gestão foi avaliada negativamente em relação ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad – com 52% negativa, ante 42% positiva – e até da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, avaliada negativamente por 50%, ante 40% que indicaram imagem positiva.

Na mesma linha, figuras associadas a Bolsonaro, como sua esposa, a ex-primeira-dama Michele Bolsonaro, também apresentam imagem negativa superior (52%) em relação a positiva (42%). Em destaque, a liderança que obteve percentual de imagem negativa mais preponderante foi o ex-presidente da Câmara, o deputado federal Arthur Lira, com 78%, ante 6% de imagem positiva.

Fonte: Atlas/Intel Bloomberg

Comparação entre Lula e Bolsonaro

Na comparativa entre os governos Lula e Bolsonaro, 48,5% dos entrevistados responderam que o atual presidente vem apresentando desempenho melhor. Outros 45,8% consideraram o atual governo pior, e 5,7% afirmaram que está igual.

Fonte: Atlas/Intel Bloomberg

Piores e melhores áreas do atual governo

A avaliação setorial do governo petista, no geral, foi avaliada como péssima. As áreas com as piores avaliações foram: Justiça e combate à corrupção, considerada péssima por 45%; Segurança pública, com 44%; e Facilidades para Negócios e Carga Tributária, tida como péssima por 43% da população.

As áreas mais bem avaliadas foram associadas às políticas externas: Comércio Internacional, com 35% de avaliação ótima e Relações Internacionais com 37%. Os destaques mais positivos foram para as pastas de Direitos Humanos e Igualdade Racial, considerada ótima por 43%; e Políticas Sociais e Redução da Pobreza, com 38% de avaliações ótimas. O que demonstra que a gestão de Lula está gerindo bem a comunicação com os demais países e bem visto nas medidas internas para combate das desigualdades e políticas públicas para enfrentamento à pobreza.

Fonte: Atlas/Intel Bloomberg

Aprovação de Lula

A avaliação do governo Lula foi negativa pela terceira vez consecutiva, apontando uma crescente pessimista. Em novembro de 2024, 41,3% dos brasileiros consideravam o governo petista ruim ou péssimo. Esse percentual subiu para 44,6% em dezembro de 2024, chegando a 46,5% nesta última pesquisa, em janeiro de 2025.

Atualmente, 37,7% dos brasileiros avaliam o governo de Luiz Inácio como ótimo ou bom. Em dezembro do ano passado, essa análise era positiva para 40,8% dos entrevistados.

A pesquisa Atlas/Intel Bloomberg ouviu 3.125 eleitores entre dos dias 27 e 31 de janeiro, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%. A metodologia utilizada foi a de recrutamento digital aleatório (Atlas RDR).


Leia mais sobre: / / / / Política