25 de abril de 2025
PEDÁGIO DEFINIDO

Assinado contrato de concessão por 30 anos de 452,7 quilômetros nas BRs-060 e 452 em Goiás

Tarifa básica do pedágio será de aproximadamente 10 centavos por quilômetro em pistas simples e 13 centavos por quilômetro em pistas duplas
Contrato deve durar 30 anos envolvendo mais de 450 quilômetros das duas rodovias em Goiás - Foto divulgação ANTT
Contrato deve durar 30 anos envolvendo mais de 450 quilômetros das duas rodovias em Goiás - Foto divulgação ANTT

Foi assinado na sexta-feira (28), o contrato de concessão do trecho rodoviário conhecido como “Rota Verde”, que abrange 452,7 quilômetros das BRs-060 e 452, desde o contorno de Goiânia até Itumbiara, passando por Rio Verde. A tarifa básica do pedágio será de aproximadamente 10 centavos por quilômetro em pistas simples e 13 centavos por quilômetro em pistas duplas.

A concessão deve durar 30 anos. O contrato foi assinado entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a concessionária, denominada Consórcio Rota Verde Goiás.

 A ANTT definiu o contrato como “um novo capítulo para o desenvolvimento da infraestrutura rodoviária de Goiás”. Conforme a agência, ele representa um passo fundamental para o desenvolvimento e modernização do setor de transportes e infraestrutura da região.

Está previsto que o consórcio assuma a gestão do trecho já a partir do dia 28 de abril. A concessão deve garantir “a administração, recuperação, conservação, manutenção e ampliação da rodovia”, de acordo com a ANTT. Além disso, a agência salienta que em 100 dias, o consórcio deverá apresentar mudanças na região. Enfatiza também que o contrato tem um modelo de gestão inovador que visa oferecer mais segurança, conforto e eficiência para os usuários.

Autoridades durante a assinatura do contrato na ANTT – Foto: divulgação Jeff D´ Avila / Comunicação / ANTT

A cerimônia de assinatura aconteceu na sede da ANTT, em Brasília, e contou com a presença do diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, do diretor da ANTT, Felipe Queiroz, e do diretor-presidente da Rota Verde Goiás, Vaney Iori, além de investidores e outros representantes da Agência e da concessionária. Não foi registrada participação de integrantes do governo de Goiás no evento.

“Estamos contratando o futuro do Brasil! A Rota Verde é um projeto sólido, que traz retorno para os investidores e beneficia diretamente os usuários, com infraestrutura moderna e segurança viária de qualidade. Temos um plano de 100 dias para que a concessionária mostre que veio para, de fato, transformar a realidade da região”, afirmou o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio.

O diretor-presidente da Rota Verde Goiás, Vaney Iori, reforçou o compromisso da concessionária com o desenvolvimento regional. “Temos muito orgulho de integrar esse modelo de concessão estruturado pela ANTT, que é um sucesso. Nosso foco é oferecer qualidade, segurança e eficiência, colaborando ativamente para o crescimento local e nacional. Cada decisão tomada terá como prioridade o bem-estar dos usuários e o compromisso com a infraestrutura de ponta.”

Conforme a ANTT, entre os avanços previstos com o contrato de concessão nas BRs-060 e 452, estão:

  • Manutenção e modernização constantes da rodovia para garantir segurança e fluidez no trânsito;
  • Ampliação da capacidade de alguns trechos, reduzindo congestionamentos e melhorando a mobilidade;
  • Maior fiscalização e monitoração, assegurando condições adequadas para motoristas e passageiros;
  • Redução de acidentes, com a implementação de tecnologia de ponta em segurança viária;
  • Geração de empregos diretos e indiretos, fortalecendo a economia regional.

Tarifa de pedágio

A tarifa básica de pedágio foi definida em R$ 0,10170/km (dez centavos por quilômetro) para pistas simples e R$ 0,13220/km (13 centavos por quilômetro) para pistas duplas (valores de janeiro de 2023). De acordo com o contrato, a contrapartida da concessionária é a garantia de que os serviços oferecidos sejam sustentáveis e de alta qualidade.

Perspectivas de melhorias rápidas

A concessão do trecho da BR-060/452/GO promete melhorias significativas na infraestrutura, com impacto direto na vida dos motoristas e da economia local.

“A partir de abril, motoristas e empresas que utilizam o trecho vão perceber, na prática, os avanços proporcionados por esse investimento. Segurança, eficiência e desenvolvimento econômico são os pilares que guiam essa nova etapa para Goiás e para o Brasil”, concluiu o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio.


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