27 de fevereiro de 2024
Gastronomia • atualizado em 29/11/2023 às 15:13

Arroz com pequi é considerado uma das piores comidas, de acordo com guia americano; veja lista

O cuscuz paulistano também foi eleito a pior comida brasileira
O arroz com pequi é uma comida simples, basicamente um arroz normal com a adição do fruto típico do Cerrado brasileiro. (Foto: reprodução)
O arroz com pequi é uma comida simples, basicamente um arroz normal com a adição do fruto típico do Cerrado brasileiro. (Foto: reprodução)

O arroz com pequi, considerado um acompanhamento ou prato típico de Goiás, também muito popular em outros estados, foi considerado a segunda pior comida no Brasil. A avaliação foi divulgada após uma pesquisa feita pelo site americano Taste Atlas, conhecido por dar dicas gastronômicas para quem viaja pelo mundo.

O arroz com pequi ficou empatado com uma outra comida tradicional, o cuscuz paulista, um patrimônio do estado de São Paulo, ambos receberam a nota de 3,1, mas por critérios não revelados, o cuscuz foi eleito como o pior dos dois. Ao todo, foram cinco mil leitores votantes e, no caso do prato de São Paulo, ele foi considerado como “bagunçado e estranho”.

O arroz com pequi é uma comida simples, basicamente um arroz normal com a adição do fruto típico do Cerrado brasileiro. O que se sabe sobre sua origem é que foi um processo cultural alimentar do estado de Goiás, com a junção de práticas culinárias estrangeiras à cultura local pelo uso do arroz (origem asiática) com o pequi (fruta tipicamente brasileira).

Sobre a lista, é claro que muitos brasileiros, principalmente goianos, não vão concordar com esse julgamento, afinal, ela foi criado por pessoas majoritariamente de outro país. Apesar do cuscuz paulista realmente ser criticado pelo brasil, tanto o arroz com pequi quando os outros pratos da lista são bem populares pelo país.

Os outros piores pratos eleitos no Brasil foram, respectivamente, o tareco, biscoito bastante popular em Pernambuco, com 3,2; o quibebe, com 3,4; a maria-mole, com nota 3,5; o sequilhos, o salpicão de frango, a salada de maionese e o mocotó, todos com nota de 3,6.

Leia também: Emater vai comercializar mudas de pequi sem espinho ao público geral


Leia mais sobre: Brasil

Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.