15 de junho de 2024
Tecnologia

Apple anuncia iPhone turbinado com inteligência artificial; Saiba o que muda

Novas tecnologias serão apresentadas nesta segunda-feira (10), às 14h (horário de Brasília), durante a WWDC 2024
Com o novo Apple Intelligence anuncie que os dispositivos vão ganhar um chatbot semelhante ao ChatGPT em parceria com a OpenA. (Foto: Reprodução/Apple).
Com o novo Apple Intelligence anuncie que os dispositivos vão ganhar um chatbot semelhante ao ChatGPT em parceria com a OpenA. (Foto: Reprodução/Apple).

A Apple está prestes a anunciar novidades para os amantes da tecnologia. Nesta segunda-feira (10), às 14h (horário de Brasília), durante a WWDC 2024 (Worldwide Developers Conference), tradicional conferência anual para desenvolvedores, a empresa irá anunciar as novidades para o iPhone, iPad e Mac, que agora terão recursos baseados em inteligência artificial (IA). O evento será transmitido ao vivo no site da Apple, no YouTube, e através do aplicativo Apple TV.

Com o novo Apple Intelligence, a expectativa é de que a empresa anuncie que os dispositivos vão ganhar um chatbot semelhante ao ChatGPT em parceria com a OpenAI com o lançamento do iOS 18. O novo sistema operacional está previsto para estar disponível em setembro. Segundo a agência de notícias Bloomberg, a Siri receberá uma reformulação significativa com foco em tarefas mais específicas como editar fotos, organizar aplicativos e deletar e-mails.

Outra novidade que deve ser anunciada e que não tem relação direta com o IA é a maior autonomia para os usuários definirem a aparência de seus aparelhos. No próximo sistema operacional do iPhone, os ícones dos aplicativos não precisarão mais permanecer em uma grade organizada. Em vez disso, os usuários poderão colocar os ícones onde quiserem na tela inicial.

Siri e comando de voz

Pela primeira vez, os usuários da Siri poderão ter controle preciso sobre recursos e ações individuais dentro dos aplicativos. Por exemplo, as pessoas poderão dizer à Siri para deletar um e-mail, editar uma foto ou resumir um artigo de notícias. Com o tempo, a Apple expandirá isso para aplicativos de terceiros e permitirá que os usuários encadeiem múltiplos comandos em um único pedido. No entanto, esses recursos provavelmente só chegarão no ano que vem.

Edição de fotos e emojis da Apple

A IA também está chegando ao aplicativo Photos do dispositivo, que incorporará novas capacidades na edição de fotos. Isso tornará mais fácil aprimorar uma imagem ou remover uma pessoa ou objeto do quadro. Outra novidade interessante é a capacidade de criar emojis personalizados através da IA.

Esse recurso permitirá aos usuários criar emojis específicos para diferentes situações, tornando a comunicação mais expressiva e divertida. Será possível usar a inteligência artificial para criar personagens personalizados em tempo real, que representam frases ou palavras à medida que são digitadas.


Leia mais sobre: / Tecnologia / Variedades

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019