17 de agosto de 2022
Educação

Após prorrogação de prazo, Prouni encerra inscrições nesta sexta-feira (5)

Resultado sai na próxima segunda; matrículas vão de 8 a 17 de agosto

O Programa Universidade para Todos (Prouni) encerra nesta sexta-feira, dia 5, as inscrições para vagas do segundo semestre deste ano. Anteriormente, o Ministério da Educação (MEC) havia divulgado que o prazo se encerraria ontem, 4, mas a pasta prorrogou por mais um dia. Os interessados podem se inscrever pela página Acesso Único do governo Federal.

O resultado da primeira etapa está previsto para ser divulgado na próxima segunda-feira, 8, dia em que os candidatos também deverão confirmar as informações para garantir a matrícula nas faculdades em que forem selecionados. O período para esta etapa vai até o dia 17 desse mês.

Nesta edição, algumas novidades começaram a ser inseridas no processo seletivo. Uma delas é a ausência da divulgação diária da nota de corte. O MEC informou que a partir de então ela será substituída pela divulgação da classificação parcial de cada candidato. O último ranqueamento será divulgado hoje. Com isso, o candidato vai poder conferir mais uma vez a sua posição em relação aos seus concorrentes, que são aqueles que selecionaram as mesmas opções de inscrição que ele.

Continua após a publicidade

Outra mudança é que a seleção dos candidatos está sendo feita por tipo de modalidade: ampla concorrência e ações afirmativas. Os critérios de origem escolar do estudante que deseja disputar as bolsas também foram ampliados. Agora quem estudou todo o ensino médio em escola particular também poderá concorrer às bolsas.

O Prouni concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino privadas. Para conseguir o benefício o estudante precisa atender aos critérios estabelecidos pelo edital do programa, como: ter feito o Enem e obtido, no mínimo, a média de 450 pontos em cada matéria do exame, além de não ter zerado a prova de redação e nem ter participado como treineiro.

Outro critério é a renda do candidato. Para participar do processo seletivo, o estudante deve preencher alguns critérios como as exigências de faixas de renda per capita de até 1,5 salário mínimo, para bolsa integral; e até 3 salários mínimos, para bolsa parcial que representa 50% do valor da mensalidade do curso.

Continua após a publicidade

Segundo o Ministério da Educação, a classificação dos estudantes inscritos nos processos seletivos do Prouni vai considerar as notas obtidas nas duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), imediatamente anteriores ao processo seletivo do Prouni para ingresso em curso de graduação ou sequencial de formação específica.