21 de junho de 2024
Brasil

Após fim de semana de trégua, chuvas no RS devem retomar nesta segunda (27)

O estado contabiliza 169 mortes provocadas pelo temporal, desde o fim de abril
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Após um final de semana de trégua com relação às fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, a Defesa Civil Municipal de Porto Alegre emitiu um alerta preventivo diante da possibilidade de chuvas intensas, a partir desta segunda-feira (27), que podem prolongar os alagamentos já existentes na capital gaúcha. A temperatura deve ficar entre 9 e 16 graus Celsius (ºC).

Conforme informado pela Agência Brasil, de acordo com o órgão, a previsão é a que a precipitação fique entre 50 e 100 milímetros por dia e os ventos entre 60 e 100 quilômetros por hora (km/h), o que poderá causar transbordamentos de arroios e deslizamentos de encostas, além do risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e de descargas elétricas.

“A população que reside em áreas de risco deve observar quaisquer alterações nas encostas. Em caso de sinais de instabilidade, os moradores devem procurar abrigo temporário junto a parentes ou amigos, ou utilizar as estruturas de acolhimento disponibilizadas pela prefeitura via 156”, orientou o órgão.

Segundo balanço divulgado neste domingo (26) pela Defesa Civil, o Rio Grande do Sul contabiliza 169 mortes provocadas pelas fortes chuvas e as enchentes desde o fim de abril, além de 56 desaparecidos e mais 806 pessoas feridas.


Leia mais sobre: / Brasil