09 de agosto de 2022
Retomada

Após dois anos, cidade de Goiás volta a promover Procissão do Fogaréu

Prefeitura define que não haverá restrições sanitárias durante a realização do evento, que é patrimônio imaterial do estado
Procissão do Fogaréu, em Goiás. (Foto: Marcelo Casall/Agência Brasil)
Procissão do Fogaréu, em Goiás. (Foto: Marcelo Casall/Agência Brasil)

Depois de dois anos de suspensão por conta da pandemia de covid-19, a cidade de Goiás vai novamente realizar a Procissão do Fogaréu. A decisão foi tomada em reunião nesta sexta-feira (11). Um decreto deve ser publicado já na segunda-feira (14), autorizando a festa sem restrições sanitárias.

A Procissão do Fogaréu vai ocorrer no dia 13 de abril e não será necessário nem mesmo o uso de máscaras durante o evento. Isso ocorre porque a prefeitura de Goiás vai seguir a nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) e liberar a utilização do equipamento em vias públicas.

O evento acontece sempre nas primeiras horas da quinta-feira da Semana Santa, desde 1745. A Procissão do Fogaréu é patrimônio imaterial do estado.

Continua após a publicidade

Na encenação, que simboliza a prisão de Jesus Cristo, os 40 homens que representam os farricocos caminham encapuzados pelas ruas com tochas acesas e cantos em latim.