25 de junho de 2025
CONTROLE DE ARMAS • atualizado em 14/05/2025 às 18:40

Após discussão com pistola, Câmara Municipal vai instalar detectores de metal nos acessos

Estudos para aquisição dos detectores de metal vieram após arma surgir com ex-procurador da Câmara Municipal em discussão com servidor
Intenção é instalar os detectores de metal nas entradas do Legislativo - Foto: divulgação / Câmara Municipal de Goiânia
Intenção é instalar os detectores de metal nas entradas do Legislativo - Foto: divulgação / Câmara Municipal de Goiânia

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo (PRD), determinou que a Diretoria de Tecnologia da Informação (TI) viabilize a instalação de detectores de metal em todos os acessos do prédio do Poder Legislativo. A medida veio uma semana depois de um desentendimento no estacionamento da Câmara, onde uma pistola apareceu com um dos envolvidos.

A determinação de Policarpo foi de segunda-feira (12) para a criação de uma comissão técnica para estudar as providências de instalação dos detectores. “O objetivo é impedir a entrada de pessoas portando armas de fogo e outros objetos perigosos e aumentar a segurança de vereadores, servidores e visitantes”, divulgou a Câmara.

No dia 5, o agora ex-procurador-geral da Câmara, Kowalsky do Carmo Costa Ribeiro, se desentendeu com o servidor do Legislativo, Divino Sérgio Dorneles, chefe de gabinete do vereador Sargento Novandir (MDB), e também com o parlamentar. Dias após o desentendimento, Kowalsky entregou o cargo.

Conforme a assessoria da Câmara Municipal, estudos preliminares apontam para a necessidade de instalação de cinco portais com detectores de metal e a aquisição de outros cinco detectores de mão.

A intenção e instalar os equipamentos na portaria principal e nos acessos pelo estacionamento, restaurante, Auditório Jaime Câmara e Departamento de Engenharia, cobrindo, assim, todas as entradas do prédio. “A administração do Legislativo já está fazendo a pesquisa de custos de aquisição, instalação, treinamento de pessoal e manutenção”, informou ainda.

A comissão técnica é integrada por servidores da TI, da Coordenação de Engenharia, da Diretoria de Segurança e Inteligência e da Diretoria do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt). O grupo deverá realizar estudos técnicos, avaliar as soluções disponíveis no mercado e fornecer diretrizes operacionais.

Os servidores da comissão também vão supervisionar todas as etapas do processo de instalação das novas ferramentas, garantindo que a solução adotada esteja em conformidade com os requisitos institucionais e legais e com as boas práticas de segurança da informação e segurança física. Também caberá ao grupo de trabalho integrar os novos equipamentos com os sistemas já existentes de Controle de Acesso, que já exige o uso da biometria, e com o Circuito Interno de Televisão.

Assunto polêmico

O texto divulgado pela Câmara sobre o assunto não entra no mérito da confusão do dia 5 de maio, e também não comenta a norma interna que proíbe os parlamentares, servidores e visitantes de portarem armas dentro da Câmara a não ser em serviço.

O assunto é polêmico e envolve o próprio Novandir que já mostrou armamento dentro do Plenário e fez a defesa diversas vezes de liberar o acesso a armas nos ambientes do Legislativo. Outros parlamentares que têm porte e são oriundos da Segurança Pública também já questionaram a medida, mas geralmente se manifestam pelo respeito às regras, a exemplo do próprio Policarpo, que é Guarda Municipal.


Leia mais sobre: / / / Política