18 de agosto de 2022
Destaque 2 • atualizado em 09/03/2021 às 12:47

Após decisão de Fachin, Lula entrevista agenda entrevista coletiva para a quarta-feira (10)

O ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT) iria conceder entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (09/03) para comentar a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, mas o agendamento do STF para julgar a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro fez com que o petista alterasse a agenda para quarta-feira às 11h00. A entrevista será transmitida às 14h30 ao vivo no Youtube do político.

A decisão anula a condenação dada a Lula pela Operação Lava Jato, sob a batuta do ex-juiz Sérgio Moro e transfere para o Distrito Federal, o que na prática, torna Lula livre para concorrer a qualquer cargo político nas eleições de 2022.

Fachin, em uma decisão monocrática, determinou, nesta segunda-feira (8), que todas as sentenças da Justiça Federal no Paraná perdessem efeito. Destarte, Lula tem seus direitos políticos restabelecidos e se torna elegível para qualquer cargo público.

Continua após a publicidade

Segundo Fachin, a 13ª Vara Federal de Curitiba não tinha competência para julgar casos como do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e das doações ao Instituto Lula. “Embora a questão da competência já tenha sido suscitada indiretamente, é a primeira vez que o argumento reúne condições processuais de ser examinado, diante do aprofundamento e aperfeiçoamento da matéria pelo Supremo Tribunal Federal”, diz a nota.