03 de março de 2024
Polêmica

Após ChatGPT “mentir” e foto falsa do papa viralizar, inteligência artificial se torna alvo de críticas

Foto foi publicada no Reddit, um fórum bem famoso da internet, mas depois ganhou as redes sociais
Imagem do papa a internet e foi considerada real por muitas pessoas, o que torna fato preocupante. (Imagem: reprodução)
Imagem do papa a internet e foi considerada real por muitas pessoas, o que torna fato preocupante. (Imagem: reprodução)

Alguns dias após o ChatGPT mentir em um teste feito por um grupo que testava a ferramenta, outra polêmica envolvendo inteligência artificial e o papa esta dando o que falar. Se trata da publicação de uma “fotografia” do papa Francisco com um casaco tipo “puffer” passou por muitas pessoas como sendo real, até que a verdade surgiu e dizia que se tratava de uma foto fake.

A imagem foi feita por meio de Inteligência Artificial (AI) e apareceu primeiro no Reddit, um fórum online e gratuito usado por milhões de pessoas. Logo depois, a “foto” tomou conta das redes sociais e trouxe discussões por onde passava.

Primeiro a discussão foi sobre o papa usar uma peça de roupa tão estilosa, mas, assim que a imagem foi desmentida a discussão foi aprofundada: a inteligência artificial, que tornou-se comum na vida cotidiana nos últimos anos, aparentemente é um risco.

Uma postagem no Twitter, por exemplo, mostra como é preocupante que ferramentas assim possam ser tão fáceis de estar a disposição de qualquer pessoa. Na publicação, que obteve milhares de reações, o autor, jornalista Guilherme Ravache, escreve: “Um laboratório não pode lançar um novo remédio sem anos de testes supervisionados. Um novo modelo de avião não transporta passageiros sem anos de desenvolvimento e rígido processo de certificação. Mas por alguma razão incompreensível, lançamos uma tecnologia tão disruptiva como o ChatGPT sem qualquer regulação ou supervisão de instituições que não sejam as próprias empresas interessadas em lucrar com essas tecnologias”. Confira na íntegra

Mesmo com um questionamento tão certeiro, ferramentas de inteligência artificial tem surgido aos montes. A maioria, inclusive, ajuda pessoas com edição de imagens, vídeos e som. Já outras, como o ChatGPT, ajudam na identificação de informações, mas já se mostraram incorretas diversas vezes.

Leia também: Além do ChatGPT, conheça 8 ferramentas online e grátis que funcionam por meio de inteligência artificial


Leia mais sobre: Mundo

Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.