10 de agosto de 2022
Presencial

Após 2 anos de forma remota, Trindade recebe milhares de fiéis para Festa do Divino Pai Eterno

A prefeitura garante que seguirá todas as recomendações feitas pela SES-GO
Após 2 anos remota, Festa de Trindade volta presencial. (Foto: Divulgação)
Após 2 anos remota, Festa de Trindade volta presencial. (Foto: Divulgação)

A partir desta sexta-feira (24), Trindade fica ”pequena” para receber milhares de fiéis que passarão pela cidade até o próximo dia 3 de julho. Após 2 anos de forma remota, a tradicional Festa do Divino Pai Eterno acontece presencial.

Mesmo diante dos casos de Covid-19 que vem aumentando gradativamente em todo Estado, a prefeitura garante que seguirá todos os cuidados e recomendações feitas pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), levando segurança a todos os fiéis.

A expectativa é que durante os dez dias de festa, 5 milhões de devotos passem pelo município. Ao Diário de Goiás, o Superintendente de Vigilância em Saúde, Leonardo Izidorio, disse que, como o maior número de pessoas são as missas, todas as celebrações serão feitas do lado externo das igrejas para maior circulação de ar.

Continua após a publicidade

O superintendente explica que a prefeitura já vem intensificando as vacinações desde os decretos municipal, e para quem for passar por Trindade durante a Romaria, a orientação é que atualizem o cartão de vacina. ”Principalmente contra Covid-19, mas também para outras doenças como Influenza e Sarampo”, completa.

Ainda de acordo com Leonardo, durante a Romaria 2022, Trindade terá unidades de vacinação e locais para testagens que serão ampliados, e além da UPA e do Hetrin, (Hospital Estadual de Trindade), outros pontos foram fixados na região Central da cidade.

Trindade conta com um vacimóvel que, ao longo das semanas tem rodado todas as regiões do município, principalmente próximos aos hotéis e pousadas para intensificar a vacinação dos pousadeiros, hoteleiros e toda equipe dos estabelecimentos.

Continua após a publicidade

De acordo com o superintendente, a recomendação principal é que, caso a pessoa esteja com sintomas gripais, não vá a Festa, por cuidados.

Apoio aos Romeiros

Na manha desta sexta-feira (24), a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) inaugurou, o Centro de Apoio ao Romeiro (CAR) de Trindade.

A estrutura da OVG oferecerá lanche, espaço para descanso, banheiros químicos, ambulância e atendimento de primeiros-socorros aos peregrinos. Com funcionamento 24 horas nos dez dias de romaria, o CAR de Trindade está em um novo local, no Parque dos Romeiros da Prefeitura de Trindade, a 600 metros do antigo espaço, no KM 10 da GO-060.

O Centro contará com espaço para descanso, capela para orações, banheiros químicos e atendimentos em saúde. Serão oferecidos testes de glicemia, aferição da pressão arterial e testagem rápida para a Covid-19. Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Trindade estará de prontidão no local, inclusive com médicos. Já a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros darão suporte com um grupamento de apoio, com ambulância de resgate de plantão 24 horas.

Manutenção à Rodovia dos Romeiros

A Prefeitura de Goiânia realiza, desde a última segunda-feira (20), limpeza e manutenção no trecho urbano da pista de pedestres da Rodovia dos Romeiros. Ao todo, são 14 quilômetros da GO-020 que recebem ações preparativas para a Festa do Divino Pai Eterno. De acordo com a Comurg, 150 servidores foram deslocados para realizar o trabalho.

São serviços como roçagem de mato, rastelação, varrição e pintura de meio-fio. Durante toda a festividade, a companhia disponibiliza 60 tambores e oito bags para depósito de resíduos orgânicos e recicláveis, para posterior encaminhamento às cooperativas de reciclagem cadastradas na prefeitura.

A Romaria

Com o tema “Pai Eterno, fazei novas todas as coisas”, a Romaria deste ano vai homenagear os mortos pela pandemia no mundo inteiro. As bandeiras de 193 países estarão expostas na área externa do Santuário para lembrar que a pandemia afetou o mundo todo.

Confira a programação desta sexta-feira (24/6):

6h: 13ª Romaria dos Militares – Trevo de Goiânia
11h: Missa dos Militares – Santuário Basílica
16h: 6ª Romaria da Vila São Cottolengo – Trevo de Goiânia
17h: 1ª Romaria Vocacional (SAV-CRB) – Trevo de Goiânia
19h: 6ª Romaria da Polícia Civil – Terminal Pe. Pelágio

Programação diária

4h50: Alvorada Festiva (Praça do Santuário Basílica e Igreja Matriz)
5h20: Procissão da Penitência – Da Igreja Matriz à Praça do Santuário Basílica (Transmissão: TV Pai Eterno, Rádio Trindade FM e Rádio Difusora Goiânia)

Praça do Santuário Basílica

Missa: 6h (Transmissão: TV Pai Eterno, RedeVida, Rádio Trindade FM e Rádio Difusora Goiânia)
Novena Solene: 19h30 (Transmissão: TV Pai Eterno, TV Aparecida e Rádio Difusora Goiânia)

Santuário Basílica

Missas: 11h, 13h30, 17h30 e 22h
Novenas: 8h
15h (Transmissão: TV Pai Eterno)

Igreja Matriz

Missas: 7h, 12h, 16h30 e 19h
Novenas: 9h e 14h
Oração do Terço: 13h

Igreja do Santíssimo Redentor

Missas: 8h e 18h
Batizados: 10h e 16h – (Inscrições antecipadas na Secretaria Paroquial) – (62) 3505-1129

Carmelo Santíssima Trindade

Missa: 7h
VILA SÃO COTTOLENGO
Missa: 9h

Confissões:

Todos os dias no Santuário Basílica e na Igreja Matriz, das 6h às 21h