Neste domingo, dia 10 de agosto, completou um ano que a Prefeitura de Goiânia lançou o Programa Mais Trabalho, Mais Saúde.
Trata-se de um plano de investimentos que inclui novas obras, reforma e ampliação física e dos serviços das unidades públicas de saúde.
A previsão é que até o final deste ano, a Prefeitura entregasse dois novos hospitais municipais: o da Mulher e da Criança da Região Oeste
No plano também está previsto a transformação do Cais de Campinas em Hospital Municipal de Urgências, 11 unidades de pronto atendimento (UPAS), e dois novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
Alguns CAIS da capital deverão se tornar em UPAS, um dos primeiros deve ser o do Setor Novo Horizonte.
O secretário municipal de saúde da capital, Fernando Machado, afirma que pelo menos 60% deste programa já foi cumprido.
“ A gente fez um balanço recentemente e entre 60 e 70 % deste programa já foi cumprido. A gente vai finalizar este balanço até o mês de outubro e vamos mostrar a população o quanto já foi cumprido. Mas as metas colocadas foram para serem cumpridas durante o governo do prefeito Paulo Garcia, ou seja, temos um tempo para que as metas sejam cumpridas”, analisa Fernando Machado.
O Programa Mais Trabalho Mais Saúde foi lançado durante inauguração da Upa no residencial Itaipu, em um sábado, 10 de agosto de 2013.
Na oportunidade o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, dizia que as obras podem chegar a R$150 milhões, além de criação de incentivo que aumenta o vencimento de médicos que optarem por 40 horas semanais de trabalho.
De acordo com o prefeito Paulo Garcia, mais de 40 obras serão realizadas até o final da gestão dele na área da saúde.
“ Nós temos muito brevemente para serem entregues unidades no Real Conquista, Urias Magalhães, na Vila Redenção. Pretendemos reestruturar as unidades do Jardim América e do Bairro Goiá nos próximos seis meses nos padrões da unidade do Novo Horizonte”, relata o prefeito da capital.
Paulo Garcia também aponta que há previsão para mudança de perfil de unidades e construção de uma nova maternidade.
“Vamos construir o Hospital da Mulher na região oeste no Setor Vera Cruz, agora entra em fase de licitação, o recurso já está destinado para isto e vamos transformar o Cais de Campinas num Hospital Municipal de Urgências”, destaca o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia.