27 de maio de 2024
Campanha de imunização • atualizado em 21/04/2023 às 11:42

Aparecida realiza Mutirão Especial de vacinação durante feriado prolongado de Tiradentes 

A ação tem o objetivo de facilitar o acesso ao serviço para quem não consegue procurar os postos durante a semana, em dias úteis
Aparecida promove mutirão de vacinação neste feriado. (Foto: Claudivino Antunes)
Aparecida promove mutirão de vacinação neste feriado. (Foto: Claudivino Antunes)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia preparou um mutirão especial de vacinação durante o feriado prolongado de Tiradentes, nesta sexta-feira (21). A ação tem o objetivo de facilitar o acesso ao serviço para quem não consegue procurar os postos durante a semana, em dias úteis.

O Mutirão da Vacinação acontece nesta sexta, na Central de Imunização, das 8 às 18h, e na Escola Municipal Valdir Gonçalves, das 8 às 17h. E também neste sábado (22), a vacinação continua nesses dois locais das 8 às 13h.

A Central de Imunização está localizada na Rua São Domingos, APM 1, Centro de Aparecida de Goiânia, em frente ao Colégio Estadual Machado de Assis. No local serão ofertadas todas as vacinas do SUS. Já a Escola Valdir Gonçalves fica na Rua 39, Quadra D, APM 08, Jardim Tiradentes, onde estão centralizadas as principais atividades do Mutirão de Aparecida, evento da Prefeitura que leva serviços públicos para diferentes regiões da cidade.

Durante o evento, a população poderá ser vacinada contra a gripe, covid-19 e meningite.

“Todo o Estado de Goiás está em alerta com o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e de síndrome gripal. Os números de casos começaram a subir antes do que costuma ocorrer em outros anos. O cenário nos levou a antecipar a vacinação contra a Influenza, mas a procura ainda está baixa. Então, temos pensado em estratégias para incentivar a imunização e o mutirão é uma delas. Decidimos mobilizar nossos profissionais, em pleno feriado, para oferecer vacinação gratuita aos moradores. É uma excelente oportunidade para atualizar o cartão e se proteger contra diversas doenças. Aproveitem!”, enfatiza o secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães.

“Na Central de Imunização serão ofertadas praticamente 20 tipos de vacinas que protegem crianças, adolescentes, adultos e idosos contra diversas doenças como poliomielite, sarampo, rubéola e caxumba. Tem vacina para toda a família. Além disso, também estamos com atenção especial para as campanhas vigentes, que protegem contra a covid-19, gripe e meningite. Nesta semana, ampliamos a aplicação da Meningocócica C para toda a população, enquanto durar o estoque. É uma grande oportunidade para todos. Durante o Mutirão da Prefeitura, no Jardim Tiradentes, a população terá acesso a esses três imunizantes”, afirma a superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Ribeiro.

Campanha contra a Influenza

A Campanha de Vacinação contra a Influenza começou no último 5 de abril e segue até 31 de maio. Durante esse período, o imunizante está disponível para os seguintes grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e da educação, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, povos indígenas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.


Leia mais sobre: / / / Aparecida de Goiânia / Cidades