A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, em parceria com o Governo de Goiás, promove nos dias 3 e 4 de julho um grande mutirão de serviços gratuitos voltado à população. A ação será realizada no estacionamento da Cidade Administrativa Maguito Vilela, no setor Village Garavelo II, oferecendo centenas de atendimentos nas áreas de assistência social, saúde, cidadania, habitação, documentação, emprego e orientação jurídica.
Na sexta-feira (3), os atendimentos ocorrerão das 8h às 17h. Já no sábado (4), o mutirão será realizado das 8h às 12h. Para acessar os serviços, basta apresentar documentos pessoais. A iniciativa reúne equipes da Prefeitura de Aparecida, do Governo de Goiás, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e da Defensoria Pública do Estado de Goiás.
Segundo o prefeito Leandro Vilela, a parceria amplia o acesso da população aos serviços públicos essenciais:
“Mais uma vez, o Estado de Goiás se une a nós aqui, em Aparecida, para fazer os serviços públicos chegarem em larga escala à toda a população, principalmente aos mais vulneráveis. Desde já, eu convido a todos para que compareçam e aproveitem os serviços para colocar a vida civil e a saúde em dia.”
Prefeitura oferece atendimentos em diversas áreas
Durante os dois dias de mutirão, a Prefeitura disponibilizará serviços como atualização e cadastramento no Cadastro Único (CadÚnico), porta de entrada para diversos programas sociais do governo federal.
Também serão realizados:
- Cadastro para programas habitacionais;
- Emissão de IPTU e ITU;
- Orientações sobre regularização de imóveis residenciais e comerciais;
- Emissão de cartão de estacionamento para idosos, pessoas com deficiência, gestantes, lactantes e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Governo de Goiás leva programas sociais
O Estado também concentrará diversos serviços voltados à inclusão social e ao acesso a benefícios.
Entre eles estão inscrições nos programas:
- Mães de Goiás;
- Dignidade;
- Goiás Por Elas;
- Goiás + Inclusivo;
- Carteira do Autista;
- Passe Livre da Pessoa com Deficiência;
- Cadastro no programa Mais Empregos.
A OVG ainda prestará orientações sobre solicitação de benefícios como cadeira de rodas, cadeira de banho, fraldas infantis e geriátricas, muletas, bengalas, colchão caixa de ovo, leite NAN e kit enxoval para bebê.
Saúde e documentação
A programação também contempla uma ampla oferta de serviços de saúde.
Os moradores poderão realizar:
- Vacinação;
- Aferição de pressão arterial;
- Teste de glicemia;
- Mamografia;
- Exame preventivo Papanicolau;
- Exames oftalmológicos;
- Exames preventivos para câncer.
Além disso, haverá emissão da carteira de identidade e orientações para denúncias de violência doméstica e contra a mulher.
Defensoria Pública presta orientação jurídica
A Defensoria Pública do Estado de Goiás também participará da ação oferecendo atendimento jurídico gratuito.
Os cidadãos poderão esclarecer dúvidas relacionadas a divórcio, guarda de filhos, pensão alimentícia e outras demandas da área de família e direitos civis.
Leia mais sobre: Governo de Goiás / Leandro Vilela / Prefeitura de Aparecida de Goiânia / Aparecida de Goiânia / Cidades

