25 de junho de 2022
Projeto cultural • atualizado em 08/06/2022 às 16:11

Aparecida promove sessões de cinema ao ar livre a partir desta quinta-feira (9)

As sessões gratuitas de cinema ao ar livre serão transmitidas a partir de uma carreta com mais de 20 metros de largura, entre os dias 9 e 12 de junho
O projeto cultural leva filmes e desenhos de classificação livre para um grande público em diversas cidades do Brasil. (Foto: Enio Medeiros)
O projeto cultural leva filmes e desenhos de classificação livre para um grande público em diversas cidades do Brasil. (Foto: Enio Medeiros)

O projeto Cine Rodas Brasil chega à Aparecida de Goiânia neste fim de semana. O projeto cultural leva filmes e desenhos de classificação livre para um grande público em diversas cidades do Brasil e veio para a cidade por iniciativa das secretarias de Cultura e de Educação. As sessões gratuitas de cinema ao ar livre serão transmitidas a partir de uma carreta com mais de 20 metros de largura, entre os dias 9 e 12 de junho na praça Madre Germana, localizada na Avenida Dr. Vitorino B. Melo, no Setor Parque Madre Germana.

Durante quatro dias, 100 produções nacionais e internacionais serão exibidas para um público de 80 pessoas, com sessões realizadas a partir das 18h30 que seguem até às 22h. Os filmes foram cuidadosamente selecionados e adequados a pessoas de todas as idades e são baseados em temas como inclusão social, sustentabilidade, meio ambiente e tolerância.

“É uma opção de atividade cultural para quem quer ter uma experiência de cinema, que chega de forma gratuita e democrática”, comenta Sueli Parisi, produtora responsável pelo projeto.

Continua após a publicidade

De acordo com o superintendente de Cultura, Weyder Moreira, além de assistir aos filmes, o público terá a oportunidade de conhecer as técnicas do stop motion além de gravar uma produção autoral em oficinas de cinema que serão realizadas no período da tarde, entre 13h30 e 17h30.

“Durante as oficinas os participantes terão a oportunidade criativa ampliar os horizontes e manifestar talentos para a animação, além de criar histórias e personagens”, explica.

O projeto

Continua após a publicidade

Realizado pela Mosaiky, o projeto foi adaptado para atender aos protocolos de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a prevenção da Covid-19. Entre eles, cadeiras posicionadas a 1,5 metro de distância (higienizadas a cada sessão), totens com álcool em gel nos dois lados da tela de cinema, monitores vestidos com camisetas e máscaras antivirais, orientação sobre o distanciamento social e aferição da temperatura do público.

Uma das atrações, o stop motion, é a arte de se animar formas inanimadas a partir de séries de fotografias nas quais o objeto passa por mudanças em cada um dos quadros – quando projetados em sequência, vê-se o movimento.

Abertura oficial

A abertura oficial do Cine Rodas Brasil em Aparecida será nesta quinta-feira, 9 de junho, às 18h30, com apresentação da Banda Sinfônica de Aparecida, que tocará os principais temas dos maiores e mais populares sucessos do cinema mundial. Na ocasião o curta “Aparecida 100 anos: Uma história de Fé e Progresso” também será exibido.

ENTRE OS FILMES EM CARTAZ:
Lili
Stop (Parada de ônibus)
Caminho dos Gigantes
Cuerdas (Cordas)
Ian
O Fim do Recreio
Um desejo dobrado (A Folded Wish)
After the Rain (Depois da chuva)
La Bruxa (A Bruxa)
The Gebonions (Os Gebonions)
Jinxy Jenkins & Lucky Lou (O Azarado Jenkins e a Sortuda Lou)
Doe-se a doar
Tamara