24 de junho de 2024
Modernidade • atualizado em 26/03/2024 às 09:49

Aparecida inaugura Central Semafórica em parceria com o Waze; confira novidades

O centro de operações contará com monitoramento em tempo real dos semáforos da cidade e terá tecnologia para emissão de alertas do trânsito
A Central Semafórica vai operar 24 horas por dia, monitorando o trânsito da cidade. Foto: Jhonney Macena
A Central Semafórica vai operar 24 horas por dia, monitorando o trânsito da cidade. Foto: Jhonney Macena

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia inaugura, nesta terça-feira (26), o Centro de Operações de Monitoramento de Trânsito, uma moderna Central Semafórica da Secretaria de Mobilidade e Trânsito de Aparecida (SMTA). A central vai integrar a rede de semáforos da cidade utilizando uma tecnologia de monitoramento do trânsito em tempo real.

A partir do novo sistema, os agentes de Mobilidade terão acesso facilitado ao controle do trânsito diretamente na tela do computador. O monitoramento em tempo real das ruas permitirá uma manutenção mais rápida de semáforos com defeito ou com amarelo no intermitente. Além disso, em casos de quaisquer tipos de problemas, a central recebe alertas de imediato.

Outra grande novidade é uma parceria pioneira entre a Prefeitura de Aparecida e a plataforma de navegação Waze, que conseguirá informar aos motoristas pontos de atenção nas ruas da cidade. Assim sendo, locais que estejam totalmente ou parcialmente interditados, pontos de alagamento e outras interrupções do fluxo serão notificadas na tela do mapa, que poderá sugerir rotas alternativas aos condutores para estes casos.

Os motoristas de Aparecida também serão colaboradores da cidade na solução de problemas. Ao reportar no Waze uma questão na pista, esse alerta será recebido pelo sistema e enviado para a secretaria encarregada de solucionar o problema. A iniciativa proporcionará maior agilidade no atendimento à ocorrência.

A plataforma ajudará ainda na elaboração de boletins informativos sobre índice de acidentes e outras ações que ajudam a Prefeitura na melhoria constante no trânsito de Aparecida, trazendo benefícios para a mobilidade na cidade. A integração ainda permite um espaço para promover campanhas de conscientização que estão em andamento no município realizadas pela SMTA e por outras Secretarias.


Leia mais sobre: / / / Cidades

Luana Cardoso

Luana

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.