13 de julho de 2024
Imunização

Aparecida amplia vacinação bivalente contra Covid-19 para idosos acima dos 60 anos

A imunização ocorrerá em 36 postos, em Aparecida, sem necessidade de agendamento
Vacinação bivalente contra Covid-19 em Aparecida de Goiânia (Foto: Ênio Medeiros)
Vacinação bivalente contra Covid-19 em Aparecida de Goiânia (Foto: Ênio Medeiros)

A Secretaria de Saúde de Aparecida segue avançando com a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 e a partir da próxima segunda-feira (06/03), todos os moradores acima de 60 anos já poderão receber a vacina bivalente da Pfizer, que protege a população contra diferentes variantes do coronavírus, incluindo a ômicron

Para receber o imunizante, é necessário ter recebido pelo menos duas doses de vacinas contra a covid há quatro meses. A imunização ocorrerá em 36 postos, sem necessidade de agendamento.

Além dos idosos, a vacinação bivalente continua disponível para imunossuprimidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas acima de 12 anos. Eles também precisam ter recebido pelo menos duas doses de vacinas contra a covid há quatro meses. 

A aplicação nesses públicos segue as diretrizes do Ministério da Saúde, que preveem a vacinação com o novo imunizante, neste primeiro momento, apenas para grupos prioritários, que têm maior probabilidade de desenvolver formas graves da doença.

Todos os interessados que se enquadram nos critérios podem procurar as salas de vacinação de Aparecida com documento de identidade ou certidão de nascimento e cartão SUS ou CPF. Caso seja do grupo de imunossuprimidos é necessário também comprovar a condição por meio de laudo médico. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.

Proteção atualizada

O secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, destaca a importância da atualização do esquema vacinal com a vacina bivalente: “Ela protege mais porque também ataca as subvariantes da ômicron, altamente transmissível, e que são predominantes em nossa cidade. Como o vírus tem sofrido mutações ao longo do tempo, já era bastante aguardado que as vacinas se atualizassem. Precisamos nos lembrar que para muitas doenças a imunização é multidose, como a vacinação contra a Influenza, que ocorre anualmente, por exemplo”.

Balanço

Até o momento, Aparecida recebeu 5.376 doses do imunizante bivalente da Pfizer enviadas pelo Ministério da Saúde e repassadas pelo governo do estado. A aplicação do imunizante começou na última semana. Até o momento, 2.373 doses foram aplicadas.


Leia mais sobre: / / Aparecida de Goiânia / Cidades

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.