30 de maio de 2024
Cozinhando com Dona Iris

Apaixonada por culinária, Dona Iris teve programa de TV que liderou audiência

A apresentadora passou por três emissoras diferentes antes de parar com o programa em 2021
"Cozinhando com Dona Iris" foi um sucesso da TV goiana (Foto: Divulgação)
"Cozinhando com Dona Iris" foi um sucesso da TV goiana (Foto: Divulgação)

Além da política, entre as muitas paixões da ex-deputada federal e ex-primeira-dama de Goiás, Iris de Araújo estava o gosto pela gastronomia e por mais de uma década manteve um programa de culinária no ar. “Cozinhando com Dona Iris” passou por três emissoras diferentes mas foi na TV Serra Dourada que chegou a liderar a audiência local.

Já se passaram mais de quatro anos quando, nas manhãs de sábado em 2018, Iris de Araújo liderava a audiência com o programa. Em um registro local, a produção chegou a bater 7.12 pontos no Ibope contra 4.61 do segundo colocado. Os assuntos variados e a miscelânea de receitas faziam do programa uma tentativa que mirava a global Ana Maria Braga.

Algumas edições do programa estão disponíveis até hoje no Youtube, como a clássica edição que recebeu o então deputado federal Clodovil Hernandez, em 2007. Polêmico, o bate-papo girou em torno da família, expectativas de carreira, vivências, e claro, política. O prato principal? Um arroz com jiló feito “do jeito certo”.

Além do estilista, dona Iris recebeu convidados de robustez política e emblemáticos a ex-minis­tra chefe das Relações Insti­tucionais do governo Dilma Roussef, Ideli Salvati, ex-senadores como Ney Suassuna e Heloisa Helena, além de centenas de chefs de cozinha e cozinheiros de renome.

A ex-deputada federal e ex-primeira-dama de Goiânia e Goiás, dona Íris de Araújo Rezende Machado, aos 79 anos, não resistiu à complicações de uma cirurgia no pulmão, no Hospital Albert Einstein, em Goiânia, nesta terça-feira (21/02). O boletim assinado pela equipe médica foi divulgado a tarde confirmando o óbito às 15h25. Lideranças políticas manifestaram comoção.


Leia mais sobre: / / Cidades / Variedades

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.