Categorias: Política

Ao lado de José Eliton, ex-ministro Henrique Meirelles recebe título de cidadão goianiense

A agenda de hoje do governador José Eliton, iniciada com uma reunião com o prefeito Iris Rezende na Prefeitura Municipal e que prevê ainda encontro com prefeitos, inaugurações de delegacias e solenidade de formatura no Corpo de Bombeiros, prosseguiu com a participação na sessão solene de entrega do título de cidadão goianiense ao ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, ocorrida na manhã desta quinta-feira (26) na Câmara.

Amigo pessoal de Meirelles, o governador sentou-se ao lado do ex-ministro com quem conversou longamente sobre diversos temas, principalmente assuntos relacionados à recuperação da economia brasileira e os reflexos nos Estados e municípios. O mesmo assunto ocupou grande parte do discurso de agradecimento proferido por Henrique Meirelles.

Além de historiar a trajetória de sua família no Estado, o também ex-presidente do Banco de Boston e depois do Banco Central do Brasil lembrou que ocupou funções importantes em períodos distintos no Governo Federal, todos marcados por dificuldades em razão do descontrole das contas públicas e do desequilíbrio financeiro.

Foi assim em 2003, quando o País convivia com uma inflação anual que ultrapassava os 17% e assim voltou a ocorrer em 2016 ao aceitar o desafio de comandar a pasta da Fazenda no recém formado governo de Michel Temer. “Em 2016 a situação do Brasil agigantou o nosso desafio. Vivíamos a maior crise da história. Era uma situação de desesperança, descrédito com o País e o seu poder de reação”, lembrou.

O homenageado acredita que conseguiu superar o momento mais crítico da crise, revertendo um quadro de destruição de 1,5 milhão de empregos por ano para a geração de 2,5 milhões de vagas no mercado de trabalho.

O título de cidadão goianiense concedido nesta quinta-feira a Henrique Meirelles foi proposto e aprovado pelo ex-vereador Luciano Pedroso em 2002, quando o então deputado federal eleito pelo PSDB de Goiás deixou a Câmara dos Deputados para assumir o Banco Central.

Goiano da cidade de Anápolis, onde nasceu em 31 de agosto de 1945, o homenageado é filho do advogado Hegesipo de Campos Meirelles e da estilista Diva Silva Campos.

Casado com a psiquiatra de ascendência alemã, Eva Missine, Meirelles realizou os estudos secundários no Liceu de Goiânia, de onde transferiu-se para São Paulo para graduar-se em engenharia civil pela Escola Politécnica da USP. Ao deixar sua marca como grande gestor na presidência do Banco de Boston no Brasil, ele foi alçado à condição de presidente mundial da instituição, em 1996.

De volta ao Brasil, foi eleito deputado federal pelo PSDB de Goiás com 183 mil votos, a maior votação já conquistada por um candidato. Deixou a função para assumir a presidência do Banco Central. Retornou a vida pública em 2016 como ministro da Fazenda e Previdência Social.

Marcley Matos

Notícias Recentes

Proposta estratégia para ampliar RPPNs em Goiás com fundo composto por multas ambientais

Modelo prevê fundo composto pelo dinheiro de multas por danos ao meio ambiente beneficiando reservas…

15/08/2024

Procon aponta variação de mais de 99% no preço das fraldas descartáveis infantis, em Goiânia

Na capital, o preço da fralda descartável infantil pode ter variação de preço superior a…

15/08/2024

Empresário Arni Spiering morre em queda de avião bimotor em Apiacás, MT

Na manhã desta quinta-feira (15), um avião bimotor King Air caiu na zona rural de…

15/08/2024

Ministério da Saúde negocia compra emergencial de 25 mil doses de vacina contra mpox

O Ministério da Saúde (MS) anunciou, nesta quinta-feira (15), a negociação da compra emergencial de…

15/08/2024

Gustavo Mendanha é anunciado como coordenador da campanha de Leandro Vilela em Aparecida

Na manhã desta quarta-feira (15), o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, foi anunciado…

15/08/2024

Em Goiás, o comércio varejista cresce pelo 7º mês seguido

O comércio varejista em Goiás cresceu pelo sétimo mês seguido, com alta de 5,9%, na…

15/08/2024