Após relatos de reações adversas por clientes que usaram o creme dental Colgate Total Clean Mint, como feridas e irritações bucais, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta e suspendeu todos os lotes do produto. A medida de suspensão tem duração de 90 dias, período em que a fórmula do creme dental será analisada detalhadamente.
Na última quinta-feira (27), a agência suspendeu a comercialização dos lotes do produto da empresa Colgate que tem em sua fórmula a substância fluoreto de estanho. Na sexta (28), emitiu um alerta aos consumidores sobre a utilização do creme dental.
Reações relatadas e riscos
Em seu site, a Anvisa explicou aos consumidores os riscos potenciais da utilização do produto com fluoreto de estanho. “No Brasil, dados oficiais de cosmetovigilância da Anvisa, somados a relatos em mídias sociais, plataformas de reclamações de consumidores e reportagens da imprensa, evidenciam um padrão crescente de reações adversas a esses cremes dentais. Este alerta tem como objetivo informar profissionais de saúde e consumidores sobre riscos potenciais desses produtos, destacar a importância de relatar as reações adversas à Anvisa e fornecer orientações para um uso mais seguro e consciente”, explicou a agência.
O fluoreto estanoso é reconhecido por ter propriedades antimicrobianas e anticárie e, por isso, utilizado em produtos de higiene oral. Entre as possíveis reações diversas causadas pelo uso do componente estão: lesões como aftas, feridas e bolhas; problemas na língua; sensação de dor, ardência ou queimação; inchaço nos lábios e na mucosa; sensação de dormência na boca e irritações na gengiva.
A Anvisa alerta que, caso o consumidor identifique algum sinal adverso, interrompa o uso do produto imediatamente. Se os sintomas persistirem, o recomendado é procurar um profissional de saúde para avaliação e orientações. A agência ainda solicitou que os consumidores, médicos e dentistas notifiquem os casos às autoridades sanitárias pelo sistema e-Notivisa.
Posicionamento da marca
Em comunicado oficial nas rede sociais, a Colgate informou estar ciente da interdição cautelar determinada pela Anvisa e que o produto “não oferece riscos à saúde, mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a ele”. Em nota, afirmou ainda que está “trabalhando no intuito de colaborar com as autoridades e providenciando os esclarecimentos necessários”.
A empresa reforçou que a medida sanitária vale apenas para o creme dental Total Clean Mint, e entrou com um recurso na quinta-feira (27). Conforme a Anvisa, a suspensão dos lotes do Creme Dental Colgate Total Clean Mint é preventiva e temporária, com o intuito de proteger a saúde da população.
A Colgate informou que os consumidores podem entrar em contato para atendimento por meio do canal oficial da empresa: www.colgatepalmolive.com.br/contact-us.
Com informações da Agência Brasil
Leia mais sobre: Alerta Consumidores / Anvisa / Colgate / Brasil