26 de maio de 2024
Fiscalização

Anvisa suspende fabricação e venda de produtos Fugini; empresa admite uso de corante vencido

Segundo a Anvisa, durante a inspeção, foram identificadas falhas graves relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, e controle de pragas
Anvisa suspende fabricação e venda de produtos Fugini. (Foto: Divulgação)
Anvisa suspende fabricação e venda de produtos Fugini. (Foto: Divulgação)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu, nesta quarta-feira (29), a fabricação, comercialização, distribuição e uso de todos os alimentos da marca Fugini. A medida veio após inspeção na fábrica localizada em Monte Alto, interior de São Paulo. Os principais alimentos fabricados pela empresa são molhos de tomate, conservas vegetais, maionese, mostarda e outros.

Segundo a Anvisa, durante a inspeção, foram identificadas falhas graves relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, e controle de pragas. Portanto, segundo a Agência, a suspensão ficará válida até que a empresa Fugini adeque o processo de fabricação.

Nesta quinta-feira (30) a Anvisa publicou uma resolução específica para lotes de maioneses da marca Fugita produzidos na planta de Monte Alto, no período de 20/12/2022 a 21/03/2023.

A nova medida proíbe a comercialização, distribuição e uso, e determina ainda o recolhimento de todas as apresentações da maionese da marca, com vencimento em janeiro, fevereiro ou março de 2024. A proibição vale também para todos os lotes a vencer em dezembro de 2023 com numeração iniciada por 354.

Empresa admite uso de corante vencido

Em nota, a empresa admitiu que, devido a um erro operacional, usou um corante vencido na fabricação de maionese, em um percentual pequeno.

As atividades da empresa, em Monte Alto (SP), foram suspensas após a ordem da Anvisa, que também determinou o recolhimento de um lote de maionese em nova decisão, publicada nesta quinta-feira (30).

Leia a nota da empresa na íntegra

“A Fugini Alimentos é uma empresa referência no setor de Alimentos, com 25 anos de atuação no mercado nacional e internacional, por vários anos seguidos tem recebido do mercado o reconhecimento de Marca de Molho de Tomate nº 1 do Brasil e Marca de Vegetais nº 2 do Brasil e emprega diretamente em suas fábricas, área comercial, trade marketing e inteligência em todo Brasil aproximadamente 6.000 colaboradores diretos e indiretos.

Sempre transparente, vem a público informar que passou por um processo de auditoria em sua planta de Monte Alto que gerou uma ordem para alteração de alguns processos e procedimentos. Mesmo não concordando com algumas alterações determinadas, respeitamos e, rapidamente, alteramos os pontos indicados.

Reiteramos que toda nossa linha de produtos segue sendo comercializada normalmente nos pontos de varejo, com a qualidade de sempre.

Comunicamos ainda que, de acordo com a Resolução – RE 1.051/2023 Anvisa, publicada em 30 de março de 2023, realizaremos um recall somente da linha maioneses, conforme explicado abaixo:

Estamos providenciando um RECALL do produto MAIONESE com marca FUGINI produzida na planta de Monte Alto/SP no período de 20/12/2022 a 21/03/2023, ou seja, cujo prazo de validade seja dezembro de 2023, com número de lote iniciando-se a partir do número 354, e qualquer lote com prazo de validade em janeiro, fevereiro ou março de 2024.

Por um erro operacional, esse lote de produtos foi fabricado com adição do ingrediente urucum (agente natural para dar cor ao produto) que representa 0,003% da formulação que estava fora da sua data de validade.

Sempre cumprimos com todas as nossas obrigações sociais, legais, trabalhistas, fiscais e tributárias, nos posicionado como uma locomotiva do desenvolvimento do Agronegócio do Brasil e principalmente dos estados de São Paulo e Goiás, e assim pretendemos seguir. Ocupamos hoje a posição 248 no ranking do agronegócio brasileiro divulgada pela revista Globo Rural.

Contamos com a compreensão e o apoio de todos que nos acompanharam e estiveram juntos conosco. Continuaremos em frente!

Para esclarecimento de dúvidas, entre em contato com o nosso SAC pelo número 0800 702 4337 ou www.fugini.com.br”


Leia mais sobre: / / Brasil

Leonardo Calazenço

Jornalista - repórter de cidades, política, economia e o que mais vier! Apaixonado por comunicação e por levar a notícia de forma clara, objetiva e transparente.