24 de junho de 2024
Nova programação • atualizado em 10/04/2024 às 14:47

Anúncio de produções selecionadas para o Fica 2024 é adiada; confira nova data

Inicialmente, a divulgação estava prevista para o dia 8 de abril, mas devido a alto número de inscritos, o prazo precisou ser ampliado
O Fica 2024 acontece na cidade de Goiás, em junho. Foto: Carlos Nathan Sampaio
O Fica 2024 acontece na cidade de Goiás, em junho. Foto: Carlos Nathan Sampaio

O anúncio das produções selecionadas para o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) 2024, foi adiado para o dia 22 de abril. Inicialmente, a data para anúncio dos filmes participantes da mostra competitiva desta edição estava prevista para o dia 8 de abril, mas devido ao alto número de inscritos, o prazo precisou ser ampliado, para que as obras pudessem ser melhor avaliadas.

Este ano, o Fica recebeu 1.078 produções inscritas, o dobro de filmes da edição de 2023. Deste número, cerca de 900 produções são internacionais, de 76 países da Ásia, América, África, Europa e Oceania, que concorrem ao festival pela Mostra Internacional Washington Novaes. O número representa um aumento de 83,5% em relação ao ano anterior.

Em relação às produções nacionais, foram cento e três filmes inscritos para a Mostra de Cinema Goiano, com produções de todo estado. Entre estes, 21 filmes da cidade de Goiás para a Mostra Becos da Minha Terra; e 54 filmes para a Mostra Indígena e de Povos Tradicionais. Do Brasil, estão inscritas produções de diversos estados, dentre eles Roraima, Amazonas, Bahia, São Paulo, Mato Grosso e Minas Gerais.

Seleção das produções

As comissões responsáveis pela avaliação do material audiovisual são formadas por profissionais com notória experiência e conhecimentos na área e, em sua maioria, estão compostas por membros escolhidos a partir de chamada pública, contando também com indicações da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e do Conselho Estadual de Cultura do Estado de Goiás.

O adiamento da divulgação das obras selecionadas não vai interferir nas outras datas da programação. A data do festival será mantida para entre os dias 11 a 16 de junho, na cidade de Goiás. O festival vai destinar premiações que variam de R$ 5 mil a R$ 35 mil, além de troféus e menções honrosas. Serão selecionados 12 longas-metragens e 30 curtas-metragens, entre os quais, três serão goianos.

O Festival

A 25ª edição do Fica é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). A programação é gratuita e contará com mostras competitivas, debates com grandes nomes do cinema nacional e internacional, atividades de cunho ambiental, além das atrações culturais.


Leia mais sobre: / / Notícias do Estado

Luana Cardoso

Luana

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.