15 de junho de 2024
Saúde • atualizado em 19/05/2024 às 15:28

Anápolis inicia aplicação da nova vacina contra Covid-19 da Moderna; confira locais

Podem receber o imunizante monovalente da Moderna crianças de seis meses a menores de cinco anos e pessoas acima de 5 anos dos grupos prioritários
Podem receber o imunizante da Moderna crianças de seis meses a menores de cinco anos e pessoas acima de 5 anos dos grupos prioritários. Foto: Ana Laura Zanni
Podem receber o imunizante da Moderna crianças de seis meses a menores de cinco anos e pessoas acima de 5 anos dos grupos prioritários. Foto: Ana Laura Zanni

A Secretaria Municipal de Anápolis estará disponibilizando a nova vacina da Covid-19, a partir desta segunda-feira (20). A XBB 1.5 do laboratório americano Moderna é monovalente e combate a nova variante de sublinhagem da Ômicron. O imunizante estará disponível em todas as unidades de saúde da cidade.

A Prefeitura de Anápolis recebeu 4.920 doses da vacina contra Covid-19. Conforme a norma técnica, para receber a nova vacina, é necessário ter um intervalo mínimo de três meses da última dose do imunizante. A secretária municipal de Saúde, Mirlene Garcia, explica que a atualização da vacina está sendo feita conforme o calendário básico de vacinação do Ministério da Saúde.

Podem receber a vacina crianças na idade de seis meses a menores de cinco anos, e pessoas maiores de cinco anos que sejam dos grupos prioritários. “Pelo fato de a vacinação estar em fase de transição, nem todas as crianças da faixa etária estarão aptas a receber a vacina, o profissional de saúde avaliará a situação individualmente”, ressaltou a secretária.

Fazem parte dos grupos prioritários pessoas de 60 anos ou mais, indígenas, ribeirinhos quilombolas, gestantes e puérperas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores da saúde, pessoas imunocomprometidas, funcionários do sistema de privação de liberdade, pessoas com comorbidades, adolescentes e jovens cumprindo medidas sócio educativas, pessoas privadas de liberdade (≥18anos) e pessoas em situação de rua.

Confira os locais onde a vacina contra Covid-19 estará disponível:

Postos fixos

De segunda a sexta-feira (das 7h30 às 16h)
Adriana Parque
Bandeiras
Calixtolândia
Calixtópolis
Jardim Suíço
JK
João Luiz de Oliveira
Munir Calixto
São Carlos
São Lourenço
Vivian Parque

Segunda a sexta-feira (das 7h30 às 21h)
Anexo Itamaraty
Bairro de Lourdes
Filostro Machado
Parque Iracema
Recanto do Sol
São José
Ilion Fleury (Osego)
Vila União

Postos volantes diários – 9h às 16h
Abadia Lopes da Fonseca
Arco-Íris
Arco Verde
Jardim Guanabara
Parque dos Pirineus
Santa Maria de Nazareth
Santo Antônio
Tropical
Vila Formosa
Vila Norte

Semanalmente das 9h às 16h

Segunda-feira
Alexandrina
Vila Esperança
Santa Isabel

Terça-feira
Dom Manoel
Maracananzinho
Leblon
1ª terça do mês — Interlândia e Souzânia
3ª terça do mês — Goialândia
4ª terça do mês — São Vicente e Branápolis

Quarta-feira
Vila Fabril
Alvorada
2ª quarta do mês – Joanópolis

Quinta-feira
Jardim Esperança
Jardim das Américas
Maracanã

Sexta-feira
Santos Dumont
Jardim das Oliveiras


Leia mais sobre: / / / Anápolis / Cidades

Luana Cardoso

Luana

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.