15 de junho de 2025
Alternativas • atualizado em 16/05/2025 às 15:45

Amma apresenta projeto de microdrenagem para evitar alagamentos nos terminais de Goiânia

A proposta de drenagem urbana nos terminais foi apresentada à CMTC em reunião
Representantes da Amma se reuniram com a CMTC para detalhar o projeto contra alagamento nos terminais. Foto: Amma
Representantes da Amma se reuniram com a CMTC para detalhar o projeto contra alagamento nos terminais. Foto: Amma

A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) apresentou projeto de microdrenagem para evitar alagamentos nos terminais de transporte coletivo de Goiânia. Nesta quinta-feira (15), a presidente da Amma, Zilma Peixoto, acompanhada dos gerentes Gabriel Tenaglia e Pedro Baima, se reuniu om o presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Murilo Ulhôa, para detalhar a proposta, que foca inicialmente no Terminal da Praça da Bíblia.

O projeto consiste na construção de caixas de retenção e infiltração para diminuir o escoamento das águas das chuvas pelas ruas e avenidas. De acordo com Zilma, a intenção é expandir o plano de drenagem para outros terminais da capital. “Apresentamos um modelo conceitual para o terminal da Praça da Bíblia que pode ser adaptado para o local e também para os demais terminais”, explicou a presidente da Amma.

Escoamento da água

De acordo com a equipe da Amma, serão instaladas caixas de infiltração, colocadas no solo por meio de escavações, com a construção de uma espécie de contenção, abaixo do nível da rua. Dessa forma, quando chover, a água vai escoar para dentro das caixas e ser absorvida pelo solo com o tempo, evitando acúmulo de água nos terminais.

A intenção é que essa água se acumule dentro das caixas e não na rua, evitando os alagamentos. “Vamos reter a água à montante (nas áreas mais altas) para que ela não vá se acumulando, chegando com muita força e volume nas áreas mais baixas da cidade” explicou Pedro Baima.

De acordo com o presidente da CMTC o projeto se mostrou promissor e deverá ser avaliado junto à Prefeitura de Goiânia. “Como próximos passos, vamos realizar reuniões entre as equipes da Prefeitura e Companhia para acertarmos os detalhes” afirmou.


Leia mais sobre: / / / / Cidades